Como são definidas as seleções que participam da Copa do Mundo?

Equipes participam de eliminatórias em seus respectivos continentes de olho em uma vaga no torneio

imagem cameraDe olho na taça: 32 seleções duelam pelo troféu a cada quatro anos (Foto: Divulgação/ SC Qatar 2022)
Avatar
Lance!
Doha (QAT)
Dia 06/12/2022
11:00
Atualizado em 15/12/2022
18:18
Compartilhar

Com exceção do país-sede, as outras 31 seleções que disputam a Copa do Mundo passaram por um processo qualificatório que perdurou durante o intervalo entre a edição anterior e a atual. O Brasil, por exemplo, precisou disputar as eliminatórias sul-americanas, que classificam até cinco seleções para a competição. Abaixo, o LANCE! explica como são definidas as classificações das seleções em cada continente.

+ Neymar se aproxima de Pelé: veja os maiores artilheiros da Seleção na história

Eliminatórias Sul-Americanas

As eliminatórias da Conmebol possuem dez seleções envolvidas, em um formato de pontos corridos disputado durante três anos com jogos intercalados. Dessa forma, cada seleção joga duas partidas contra todas as outras equipes, totalizando 18 rodadas.

Ao todo, são cinco vagas disponíveis, sendo quatro diretas para a Copa e uma para a repescagem. O Peru, quinto colocado, disputou a vaga contra a Austrália, e perdeu nos pênaltis.

Brasil, Argentina, Uruguai e Equador foram os classificados para a Copa de 2022. Os brasileiros e argentinos estão nas quartas de final, enquanto os outros dois países foram eliminados na fase de grupos.

Seleção Brasileira terminou as eliminatórias na liderança (NELSON ALMEIDA / AFP)

Eliminatórias europeias

A qualificatória europeia para o Qatar foi disputada por 55 seleções. Com um formato diferente, as equipes são divididas em 10 grupos que contêm 5 ou 6 países cada. Os líderes dos grupos se classificam para a Copa do Mundo.

Já os 10 vice-líderes dos grupos disputam uma fase play-off, acompanhados pelos dois melhores países na classificação da Liga das Nações, que não estão garantidos no Qatar.

Dessa forma, as 12 equipes são sorteadas em três chaves decisivas, com semifinais e finais sendo disputadas, para definir os três últimos classificados. Ou seja, são 13 seleções europeias na Copa do Mundo de 2022.

Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha conquistaram o primeiro lugar de seus respectivos grupos e se classificaram diretamente para a Copa. Nos playoffs, País de Gales, Polônia e Portugal fecharam a lista.

Eliminatórias asiáticas

A estruturação das eliminatórias da Ásia também é diferente. Na primeira fase, um total de 12 seleções, ranqueadas entre o 35º e 46º lugar no ranking da Fifa, jogam dentro e fora de casa entre si. As seis melhores equipes passam para a segunda fase.

Em seguida, 40 equipes (ranqueadas do 1º até o 34º no ranking da Fifa, além dos seis melhores da primeira fase) são divididas em oito grupos com cinco seleções cada, com partidas de ida e volta. As oito primeiras colocadas, ao lado das quatro melhores vice-líderes, avançam de fase.

Na terceira parte do formato, as 12 equipes restantes são divididas em dois grupos com seis seleções. Os dois melhores colocados se classificam diretamente para a Copa do Mundo, enquanto os terceiros colocados jogam uma quarta fase, em partidas decisivas.

Os dois terceiros colocados disputam vaga na repescagem internacional entre si, com jogos de ida e volta.

Irã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão se classificaram para a Copa de forma direta. País da Oceania, mas presente nas eliminatórias asiáticas, a Austrália foi para a repescagem e conseguiu vaga no torneio.

Austrália venceu o Peru nos pênaltis (Foto: MUSTAFA ABUMUNES / AFP)

Eliminatórias africanas

Na primeira fase das eliminatórias do continente africano, 28 equipes (classificadas do 27º ao 54º lugar entre si no ranking da Fifa) jogam dois jogos ida e volta contra um oponente. Os vencedores jogam a segunda fase.

Posteriormente, 40 equipes (classificadas do 1º ao 26º, ao lado das 14 vencedoras da primeira fase) são divididas em 10 grupos de 4 seleções cada e jogam partidas de ida e volta contra os outros países de seus respectivos grupos. Dessa forma, os líderes avançam para a terceira e última fase.

As 10 equipes restantes são divididas em cinco chaves de duas seleções e disputam, contra o seu oponente, partidas de ida e volta. Assim, cinco seleções se classificam para a Copa do Mundo.

Senegal, Camarões, Gana, Marrocos e Tunísia foram as classificadas para o torneio no Qatar. O Egito, de Mohammed Salah, ficou fora da competição.

Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe

As seleções ranqueadas do 6º ao 35º lugar no ranking da Fifa são divididas em 6 grupos com 5 seleções cada, com partidas em turno único. Os primeiros colocados avançam para a segunda fase.

Os países classificados são divididos em três confrontos mata-mata. Quem passar, se junta aos 5 melhores ranqueados para disputar a fase final.

Na última fase, 8 equipes restantes disputam jogos de ida e volta em um único grupo. As três melhores seleções se classificam para a Copa, enquanto o quarto colocado joga a repescagem.

Canadá, Estados Unidos e México se classificaram diretamente. Por sua vez, a Costa Rica disputou a repescagem, e garantiu vaga, em seguida, para o Mundial.

Canadá terminou as eliminatórias em primeiro lugar e foi para a Copa pela segunda vez (Reprodução: Twitter Canadá)

Eliminatórias da Oceania

Único continente sem vaga direta na Copa, a Oceania só possui uma vaga para a repescagem. Sem Austrália, maior país do continente, 8 países disputam as qualificatórias de olho no Qatar.

As equipes são divididas em dois grupos de quatro, com partidas em turno único, e as duas melhores passam para uma fase mata-mata. A Nova Zelândia se sagrou vencedora das eliminatórias, mas perdeu para a Costa Rica na repescagem.

Siga o Lance! no Google News