Saiba como será a abertura da Copa do Mundo e veja curiosidades do evento
Evento acontece neste domingo, a partir de 12h, e antecede o jogo entre Qatar e Equador
- Matéria
- Mais Notícias
A Copa do Mundo do Qatar começa neste domingo, às 13h (de Brasília), com a partida entre Equador e o país-sede. Mas, cerca de uma hora antes da bola rolar, terá início a cerimônia de abertura. A festa acontece no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor.
Relacionadas
+ Qual é a maior seleção? Veja a classificação da “Copa do Mundo em pontos corridos” desde 1930
A abertura promete trazer referências à cultura do Qatar, mas também contará com apresentação de cantores conhecidos no mundo todo - estão confirmados o cantor americano Lil Baby, a estrela de Bollywood Nora Fatehi e o membro da banda coreana BTS Jungkook.
O ESTÁDIO
O Estádio Al Bayt, em Al Khor, é o segundo maior da Copa, com capacidade para 60 mil pessoas - o maior é o Lusail, que receberá a grande final. O estádio foi inaugurado em novembro de 2021 e a arquitetura é inspirada nas tendas dos nômades da região.
+ Conheça os estádios da Copa do Mundo 2022
MUDANÇA DE DATA
Inicialmente, o jogo entre Qatar e Equador não seria o primeiro da Copa do Mundo. A partida estava prevista para acontecer na segunda-feira, dia 21. A Fifa resolveu trocar a data para manter a tradição de ter a disputa inaugural com o país-sede em campo.
RETROSPECTO RECENTE
Desde 2006, todas as partidas iniciais da Copa tiveram o país-sede em campo. E em todas as ocasiões a seleção "da casa" não foi derrotada. Em 2006, a Alemanha venceu a Costa Rica por 4 a 2. Em 2010, África do Sul e México empataram em 1x1. Em 2014, o Brasil ganhou da Croácia por 3 a 1. Em 2018, a Rússia goleou a Arábia Saudita por 5 a 0.
O retrospecto recente mostra a cerimônia de abertura embalando o país-sede. Será que o Equador acabará com essa escrita e conseguirá vencer o Qatar?
ARTISTAS RECUSARAM O EVENTO
A cantora britânica Dua Lipa, um dos grandes nomes do pop na atualidade, confirmou que recusou o convite para cantar na cerimônia de abertura da Copa. A artista disse que "espera visitar o Qatar quando cumprirem direitos humanos".
Outro britânico muito conhecido também informou que não quis cantar no Qatar. O astro Rod Stewart afirmou que "não seria certo ir" e contou que recusou uma proposta de 1 milhão de dólares.
Segundo informações de jornais espanhóis, não confirmadas pela cantora, a colombiana Shakira foi mais uma que recusou participar da cerimônia. Ela virou um ícone do torneio após o grande sucesso com a música "Waka Waka", lançada para a Copa de 2010, na África do Sul.
ABERTURA DE 2018
Na Copa de 2018, na Rússia, a abertura teve apresentação da soprano russa Aida Garifullina e do cantor britânico Robbie Williams. O mascote da competição apareceu no campo, assim como figuras como o ex-craque Ronaldo Fenômeno.
O evento da última Copa também teve discurso do presidente russo Vladimir Putin, mas ainda não há confirmação se a cerimônia deste ano terá alguma fala do emir do Qatar Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani.
+ É verdade que seis mil trabalhadores morreram nas obras da Copa do Mundo? Checamos
TRANSMISSÃO SEM GALVÃO BUENO
A abertura da Copa será transmitida em múltiplas plataformas do "Grupo Globo": TV Globo, SporTV, Globoplay e Ge. No canal aberto, Luís Roberto comandará a transmissão, já que Galvão Bueno, recentemente recuperado da covid-19, será "poupado" na estreia.
O LANCE! também fará um tempo real da cerimônia.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias