No dia 4 de junho, o técnico Roberto Martínez surpreendeu ao anunciar a lista final da Bélgica para a disputa para a Copa do Mundo. Em vez dos tradicionais 23 jogadores, o comandante levou para a Rússia 24, um a mais que o permitido. Em stand by está Laurent Ciman, zagueiro de 32 anos.
A justificativa é clara: dois zagueiros do elenco não estão 100% fisicamente e têm grande histórico de lesões musculares. Caso um deles não esteja recuperado até domingo, dia 17 de junho, será cortado para a entrada de Ciman.
Vincent Kompany sofreu mais uma lesão muscular nesta temporada no amistoso contra Portugal, no início do mês. Já Thomas Vermaelen sofreu lesão em maio, na derrota do Barcelona para o Levante. Roberto Martínez falou nesta quinta-feira sobre a dupla.
- Eles estão indo bem, seguindo seu próprio programa e trabalhando individualmente. Vamos decidir 24 horas antes do jogo contra o Panamá - declarou o treinador, em entrevista coletiva.
Ciman está na expectativa de participar de seu segundo Mundial. Em 2014, ele foi convocado por Marc Wilmots para a competição, mas não entrou em campo. Na ocasião, o então treinador optou por Kompany e Van Buyten. Nas laterais, Alderweireld e Vertonghen, que também estão na Rússia.
Com 32 anos, Ciman foge do perfil dos jogadores da "geração de ouro" da Bélgica. O zagueiro não tem a mídia de astros como Hazard e De Bruyne e nem passou por grandes clubes do futebol europeu. Ele fez praticamente toda a sua carreira em território belga.
Foi revelado pelo Charleroi em 2004 e passou ainda por Club Brugge, Kortrijk e Stardand Liège. Em 2015, deixou o futebol europeu para atuar na Major League Soccer, no Montreal Impact. A partir do início de 2018, Ciman atua no Los Angeles FC.
Roberto Martínez tem total confiança em Ciman.
- Laurent foi fantástico, ele é um profissional de verdade, está pronto para treinar, jogar - declarou.
Já prevendo não poder contar com um dos seus zagueiros, Martínez colocou Ciman como titular ao lado de Alderweireld e Vertonghen no esquema com três zagueiros contra o Egito, na quarta-feira, dia 6 de junho, em partida amistosa. E passou confiança no triunfo da Bélgica por 3 a 0.
- Laurent Ciman está pronto para substituir Kompany e Vermaelen. Ele teve um papel importante na nossa campanha de classificação nas Eliminatórias. Ele jogou bem contra o Egito, no nível que sabemos que ele pode alcançar - elogiou Martínez, logo após o amistoso contra o Egito.
Pela Bélgica, Ciman tem 20 partidas e fez um gol.