Para manter vivo o sonho na Copa do Mundo, o Uruguai precisa superar a seleção de Gana, nesta sexta-feira às 12h, tendo em vista que a vitória é o único resultado que interessa para a equipe de Diego Alonso se classificar no Grupo H, e a Celeste se apoia no retrospecto contra africanos para avançar às oitavas.
+ Listamos 15 nomes da Copa do Mundo que podem ou vão trocar de time após o Mundial
O Uruguai nunca perdeu para equipes africanas em Copas. Desde que as seleções do continente africano começaram a participar do torneio em 1970 (exceto pela presença do Egito na Copa do Mundo de 1934), a Celeste fez quatro partidas contra africanos, registrando duas vitórias e dois empates.
+ Veja tabela e simule os resultados da Copa do Mundo
A primeira vez foi em 2002, em situação similar ao que o time de Diego Alonso vive no Qatar: o Uruguai tinha apenas um ponto e precisava vencer Gana para se classificar. A Celeste tomou três gols no primeiro tempo, mas conseguiu uma virada heroica e venceu o jogo final da fase de grupos por 4 a 3, avançando de fase.
Oito anos depois, com dois gols de Forlán, a Celeste venceu a África do Sul na fase de grupos, por 3 a 0. Nas quartas de final da Copa de 2010, mais um duelo contra Gana, e o jogo ficou marcado pela polêmica mão de Suárez e o pênalti desperdiçado por Gyan. A partida terminou empatada em 1 a 1, mas os sul-americanos avançaram na decisão por pênaltis.
O último confronto foi em 2018, na fase de grupos do Mundial da Rússia. A seleção uruguaia venceu o Egito, que não pôde contar com Salah, lesionado, com um gol de cabeça do zagueiro Giménez.