Escolhido como melhor jogador da Copa do Brasil e presença carimbada nas seleções do Brasileirão e Libertadores, Arrascaeta é um dos principais nomes do futebol sul-americano. O jogador do Flamengo, além de tudo, também foi o autor do gol que garantiu a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo do Qatar. Agora, o meia quer se firmar e assumir um novo protagonismo em patamar mundial.
> Estudo aponta os maiores favoritos ao título da Copa do Mundo; veja cada seleção
O meia uruguaio chegou ao time carioca em 2019, após defender o Cruzeiro por quatro temporadas. Logo em seu primeiro ano se destacou e assumiu a titularidade da equipe, sendo fundamental nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores daquele ano, campeonatos estes, inclusive, que o atleta já conquistou duas vezes.
Arrascaeta cumpre a função de um camisa 10 mais clássico, podendo também se transformar em um terceiro atacante em inúmeras ocasiões, dando resultado em qualquer uma das formações e mostrando que o título de "destaque" do futebol sul-americano é justo. Desde que chegou ao time rubro-negro, foram 52 Gols marcados e 66 assistências. Mas será que o protagonismo pode ser elevado na Copa?
> Clique e confira a tabela completa e simulador da Copa do Mundo!
A primeira aparição de Arrascaeta na seleção uruguaia foi na equipe Sub-20, em 2012, quando tinha 18 anos. Dois anos depois, foi convocado para a equipe principal pelo então treinador Oscar Tabárez. A partida que marcou a estreia do meia no time profissional foi justamente um amistoso contra a Coreia do Sul, adversária na rodada de abertura do Grupo H do Mundial do Qatar.
De lá para cá foram 40 jogos disputados com a camisa celeste, sendo que dois deles aconteceram na Copa da Rússia, em 2018, nas vitórias na fase de grupos contra Egito, por 1 a 0, e sobre a dona da casa, pelo placar de 3 a 0. Além disso, foram 11 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas, oito na Copa América e 19 amistosos. "Arrasca" tem oito gols marcados.
Com a chegada do treinador Diego Alonso e com boas atuações nas últimas Eliminatórias, balançando as redes quatro vezes, inclusive, Arrascaeta se mostra mais à vontade na seleção celeste. O meia agora procura, além da titularidade, elevar seu nível no cenário mundial com uma boa Copa do Mundo na bagagem vitoriosa e respeitada por clubes.
O Uruguai estreia nesta quinta-feira, às 10h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, pelo Grupo H.