A Copa do Mundo do Qatar será marcada por um grande desafio: equilibrar os costumes locais e questões religiosas com as diferenças culturais dos milhares de torcedores. Diante deste cenário, surgem uma dúvida: o que será permitido e proibido durante a primeira edição do Mundial em um país muçulmano?
No último mês, a Fifa anunciou regras aos visitantes na página oficial da Copa do Mundo. As principais recomendações dos organizadores são referentes a vestimentas, comportamento em público e bebidas alcoólicas.
VAI TER CERVEJA NA COPA?
A resposta é sim e não. O LANCE! explica: de acordo com a religião muçulmana, é proibido consumir álcool, mas não haverá proibição total aos visitantes estrangeiros.
O torcedor brasileiro, por exemplo, poderá comprar e consumir bebidas alcoólicas no Qatar, mas apenas em locais e horas específicas. Até a última quinta-feira, estavam liberadas a venda em restaurantes licenciados, hotéis e áreas de fãs. Nesses lugares, os horários eram mais flexíveis.
No entanto, nesta sexta-feira, a família real do Qatar vetou, diferente do que a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado, a venda de bebidas alcóolicas no entorno dos estádios. Nesse sentido, as áreas de fãs próximas aos grandes eventos não oferecerão bebidas alcóolicas para o torcedor comprar e consumir.
Agora, o único espaço que possibilita o consumo de cerveja é o Fifa FanFestival, no qual está permitido o uso de álcool numa janela entre 19h e 1h do horário local.
+ Copa do Mundo: entenda como a Fifa prevê receita de R$ 25 bilhões
Vale destacar que a Budweiser, uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo, tem direitos exclusivos de venda de cerveja no torneio.
QUE ROUPA USAR?
As pessoas poderão usar roupas da sua escolha nas maioria das ocasiões. Há, no entanto, recomendações a serem seguidas. Os visitantes, por exemplo, devem preferir roupas que cubram os ombros e os joelhos ao visitar locais públicos, como museus e outros prédios governamentais.
Roupas de banho são permitidas apenas nas praias e piscinas do hotel. Uma proibição é importante aos torcedores brasileiros: apesar das altas temperaturas, não será permitida a retirada das camisas por parte dos torcedores dentro dos estádios.