Após brilhar intensamente contra a Espanha, marcando três gols, mas não conseguindo levar a sua seleção à vitória (o resultado foi 3 a 3), Cristiano Ronaldo mais uma vez estará em campo, nesta quarta-feira, defendendo Portugal contra Marrocos, às 9h (de Brasília) no Estádio Lujniki, em Moscou, abrindo a segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo da Rússia ( Irã x Espanha, também nesta quarta-feira, às 15h, em Kazan, fazem o outro jogo do grupo).
Portugal tem um ponto e pode se complicar em caso de novo tropeço. Porém, se vencer, fica em ótima situação para avançar às oitavas de final, precisando ratificar a qualificação na rodada final, contra o Irã. Já Marrocos vem de derrota para o Irã, por 1 a 0, e, em caso de novo fracasso, estará eliminado. Veja abaixo tudo sobre o jogo.
Como vai jogar Portugal
Fernando Santos tem por tradição fazer alterações no time de acordo com o rival. E, também por tradição, nunca divulga a escalação na véspera. Como desta vez enfrentará uma seleção com proposta defensiva, provavelmente o treinador escalará Ricardo Pereira, um lateral-direito bem ofensivo, deixando Cédríc, lateral que é quase zagueiro, no banco. O camisa 10 João Mário deve recuperar a posição de titular no meio de campo. Bruno Fernandes será o sacado.
- Trabalhamos com intensidade e temos de responder bem nesta partida. Marrocos é uma das seleções africanas mais forte e nos dará trabalho, pois assim como nós, precisa da vitória. Vamos dar tudo, com concentração e paixão intensas - disse o treinador Fernando Santos.
Qual a chave para Portugal vencer
Cristiano Ronaldo é a resposta óbvia. Com total liberdade, ele flutuará em todas as posições de ataque. A presença de João Mário no time titular, a se confirmar, aumentará o suporte ofensivo para CR7 voltar a brilhar.
Qual a arma secreta portuguesa?
Olho em André Silva. Ele foi o quinto maior goleador das Eliminatórias (Lewandowski foi o primeiro com 16 gols, CR7 o segundo, com 15, ambos ultrapassando o recorde anterior). O atacante do Milan teve uma temporada ruim na Itália e vem esquentando banco, mas pode surgir como opção no caso de Gonçalo Guedes, muito tímido contra a Espanha, voltar a decepcionar.
Como vai jogar Marrocos
O treinador Hervé Renard mantém a base da última partida e, de acordo com a imprensa marroquina, se fizer alguma alteração ela será no ataque, com El Kaabi saindo para a entrada de Boutaib, jogador do Malatiayspor da Turquia. Há uma dúvida na defesa. Amrabat não vem treinando, mas ele só não estará em campo se a lesão for muito séria, pois ele não tem substituto à altura pela direita.
Qual a chave para Marrocos
Parar Cristiano Ronaldo. Por isso, o treinador Hervé Renard trabalhará uma marcação especial em cima do craque português, reforçando o sistema defensivo para deixar um cara colado no 7. Como não pode abortar de buscar o ataque, já que o time precisa vencer, Belhanda e Harit devem jogar um pouco mais à frente, tentando não deixar o atacante El Kaabi (ou Boutaibi) isolado.
- Temos de acreditar em nós mesmos. Neste mundial já vimos surpresas, México vencendo Alemanha, nesta terça Japão e senegal vencedo Colômbia e Polônia, respectivamente, os grandes tropeçando. Podemos vencer - disse Renard,
Qual a arma secreta marroquina.
A arma é defensiva. Hakimi. Jogador do Real Madrid, conhece bem Cristiano Ronaldo e tudo indica que será a sua sombra em campo. Fiquem de olho no número 2 de Marrocos.
Curiosidades
- Cristiano Ronaldo volta ao estádio que em 2008 conquistou a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez. Na época, defendia o Manchester United. A final foi contra o também inglês Chelsea. O placar foi 1 a 1 no tempo normal (CR7 fez para o United e Lampard empatou). Nos pênaltis, o português perdeu a sua cobrança, mas o United foi campeão: 6 a 5.
- Portugal e Marrocos já se enfrentaram numa Copa do Mundo, em 1986, no México. Deu Marrocos 3 a 1 em jogo válido pelo Grupo F. O time africano se classificou em primeiro e os portugueses, os lanternas, foram eliminados.
- Marrocos tem um "meio português" no seu elenco: Manuel da Costa. Filho de português com marroquina, ele nasceu em Nancy, na França. Chegou a jogar na seleção portuguesa sub-21, era bem cotado quando Felipão treinava o selecionado português. Porém, como acabou esquecido pelos técnicos que posteriormente comandaram os patrícios, se naturalizou marroquino.
FICHA TÉCNICA
• 20/6 - 9h (de Brasília)
Portugal x Marrocos
Local: Estadio Lujniki (Moscou)
Número de jogos da sede na Copa: 7
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Joe Fletcher e Frank Anderson (FRA)
Onde ver: SporTV, Globo, Fox Sports e Tempo Real no LANCE!