Como não poderia ser diferente, o Brasil é a seleção mundial que mais vezes foi campeã de forma oficial. E a Seleção tem a companhia de ninguém mais, ninguém menos do que a grande arquirrival: a Argentina. Com a conquista da última Copa América, no Brasil inclusive, os Hermanos empataram com a nossa Seleção com 18 títulos cada. Favoritas, a Copa do Mundo pode ser o grande desempate.
E o Brasil soma os mesmos números porque possui apenas nove Copas Américas até hoje, contra 15 dos argentinos. Em comparação, o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo, enquanto a Argentina venceu apenas duas vezes. A Copa das Confederações também é um grande trunfo para a nossa Seleção. São quatro conquistas contra apenas uma da Argentina.
+ Camisa da Argentina na Copa do Mundo; veja preço, detalhes e segundo uniforme
Se considerar o recentemente criado, Finalíssima, que reúne os campeões da Copa América e da Eurocopa, a Argentina ultrapassa o Brasil por dois títulos, uma vez que aplicou um sono 3 a 0 na Itália e ficou com a taça. O torneio é uma espécie de Supercopa, comum na maior parte do planeta ou até mesmo uma Recopa, no caso da América do Sul. Em 1993, os Hermanos também conquistaram o torneio em cima da Dinamarca. Em 1985, a França venceu o Uruguai neste torneio.
Se contar ainda Olímpiadas, mais uma vez Brasil e Argentina ficam empatadas, isto por causa da história recente brasileiro. Atual bicampeão olímpico (em 2016 e 2021), a Seleção igualou com os argentinos que também somam duas medalhas de ouro em seu histórico e consecutivas também (2004 e 2008).
URUGUAI PODE EMPATAR COM BRASIL E ARGENTINA
O Uruguai é outro que pode surpreender em caso de zera nesta Copa do Mundo. Se superar as expectativas e conquistar seu tricampeonato mundial, a Celeste chegará ao 18º título oficial. Atualmente possui duas Copas e 15 Copas Américas. Nas Olimpíadas, o Uruguai também foi bicampeão, com as medalhas de ouro em 1924 e 1928.
+ Com gols no fim, Holanda vence Senegal e estreia com vitória na Copa do Mundo
Na terceira colocação e muito atrás do rival, aparece o México. A equipe da América do Norte tem em sua história doze títulos oficiais, sendo 11 vezes a Copa da Concacaf e uma Copa das Confederações, em 1999 e em cima do Brasil. O México nunca conquistou a Copa do Mundo. Se conquistar a sua primeira Copa, fica um pouco mais próximo dos líderes em taças. O México ganhou uma vez a medalha de ouro nas Olimpíadas, em 2012.
ALEMANHA DOMINA A EUROPA
Na Europa, a maior campeã é a Alemanha. Tetracampeã do mundo no Brasil, a seleção alemã também tem em seu currículo três Eurocopas e uma Copa das Confederações. Com seis conquistas aparece a França, que faturou duas vezes a Copa do Mundo, duas vezes a Eurocopa e duas vezes a Copa das Confederações.
Com quatro Copas do Mundo, e fora da atual, a Itália soma seis troféus, assim como a França. Os italianos ainda venceram duas vezes a Eurocopa, sendo os atuais campeões do torneio. A primeira Euro da Azzurra foi em 1968 e sua primeira Copa do Mundo em 1934.
Também fora da Copa, mas com domínio total na África aparece a seleção do Egito,. Atual vice-campeã da Copa das Nações Africanas, a seleção de Mohamed Salah soma sete conquistas, todas da competição continental, somando duas a mais que Camarões, a segunda maior campeã do torneio.
Para se entender o domínio do Egito na África, ele se estende até os clubes. Isto porque na Liga dos Campeões Africanas, por exemplo, o Al Ahly soma dez conquistar, sendo o segundo colocado o Zamalek, também do Cairo e maior rival do Al Ahly, com cinco títulos ao lado do TP Mazembe, da República do Congo.
Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia aparecem empatadas com cinco conquistas cada. A Nova Zelândia venceu cinco vezes a Copa das Nações da Oceania, enquanto a Austrália venceu quatro. Como disputa na Ásia desde 2013, a Austrália já levou uma vez a Copa da Ásia, em 2015.
VEJA O RANKING DOS DEZ MAIORES CAMPEÕES
1º Brasil e Argentina - 18 títulos
3º Uruguai - 17 títulos
4º México - 12 títulos
5º Alemanha - 8 títulos
6º Egito e Estados Unidos - 7 títulos
8º França e Itália - 6 títulos
10º Austrália, Nova Zelândia e Camarões - 5 títulos