A CBF realiza nesta terça-feira (14), a partir das 20h, no Rio, o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2025, principal competição regional do País e que neste ano chega à 22ª edição. Ao todo, 16 equipes irão disputar o torneio, que pela primeira vez na história terá cinco clubes da Série A.
➡️Campeões da Copa do Nordeste: conheça todos
O regulamento da Copa do Nordeste 2025 prevê dois grupos com oito equipes. Os times jogarão entre si dentro de cada chave, e os quatro melhores avançam para as quartas de final. Os confrontos nos playoffs serão em cruzamento olímpico com os classificados da chave oposta.
Nesta terça, para a definição dos grupos, a CBF dividirá os clubes em quatro potes, atendendo à posição de cada um no Ranking Nacional de Clubes (RNC). A partir daí, serão sorteados duas equipes de cada pote para formar os Grupos A e B da competição.
Essa dinâmica, porém, terá algumas exceções. Os dois clubes com melhor posicionamento no ranking e sejam de um mesmo estado serão alocados em grupos distintos. Mas, como a Bahia e o Ceará contam com três representantes, é certo que haverá pelo menos um clássico estadual em cada grupo.
Quando será a Copa do Nordeste 2025
A fase de grupos da Copa do Nordeste começa no próximo dia 22, será disputada em turno único e se estenderá até março. As quartas de final e as semifinais também serão definidas em apenas uma partida, com o mando de campo para a equipe de melhor campanha. A final, por sua vez, terá jogos de ida e volta.
Pelo calendário original, os playoffs acontecerão apenas a partir de junho, e a decisão em setembro. Existe a possibilidade, contudo, de os jogos serem antecipados, a depender dos classificados e do andamento das competições continentais.
Times participantes da Copa do Nordeste 2025
- Altos (campeão piauiense);
- América-RN (campeão potiguar);
- Ceará (campeão cearense);
- Confiança (campeão sergipano);
- CRB (campeão alagoano);
- Sousa-PB (campeão paraibano);
- Sport (campeão pernambucano)
- Vitória (campeão baiano);
- Sampaio Corrêa (campeão maranhense);
- Bahia (via ranking da CBF);
- Fortaleza (ranking da CBF);
- Náutico (via ranking da CBF);
- CSA (classificado via pré-Copa do Nordeste);
- Ferroviário (classificado via pré-Copa do Nordeste);
- Moto Club (classificado via pré-Copa do Nordeste);
- Juazeirense (classificado via pré-Copa do Nordeste).