O Ibrachina surpreendeu o futebol brasileiro, nesta sexta-feira, ao eliminar o Vasco na segunda fase da Copinha 2023. Desconhecido por grande parte do público, o clube de São Paulo foi fundado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e não tem uma equipe profissional.
O Ibrachina é sediado no bairro da Mooca, em São Paulo, e conta com equipes nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. O clube foi criado a partir de um projeto social e também atende de crianças das comunidades de Heliópolis e São Mateus. Abaixo, o LANCE! apresenta mais curiosidades desta curta história.
Relação com a China e família polêmica no comando
O nome e a cor vermelha na camisa de cara já dão um 'spoiler' da ligação do time com a China e a comunidade chinesa no Brasil. O elenco faz parte do braço esportivo do Instituto Sociocultural Brasil China e foi fundado pelos irmãos Thomaz e Henrique Law em setembro de 2020.
Vale destacar que o presidente Henrique é filho do casal Law Kin Chong e Miriam Law, que é investigado na CPI da Pirataria pela Câmara Municipal de São Paulo. A investigação apura a venda irregular e contrabando de produtos no comércio popular de São Paulo.
Fundação na pandemia da Covid-19 e estrutura
De acordo com Henrique Law, a criação da equipe faz parte da estratégia da família em estreitar laços entre o povo chinês e o Brasil, mas não apenas isso. Os irmãos viram também uma oportunidade de negócios ao aproveitarem 'potenciais desperdiçados' nas categorias de base do futebol durante atuação social na periferia de São Paulo. O clube ainda captou jogadores dispensados pelos grandes de São Paulo durante a pandemia.
- O time começou de um jeito muito inusitado, pois eu e meu irmão criamos o Instituto Sociocultural Ibrachina. O intuito sempre foi difundir a cultura chinesa. Eu e meu irmão somos brasileiros e filhos de descendentes de chineses. E começamos por meio de projetos sociais junto com algumas comunidades que temos parcerias como Heliópolis, Paraisópolis, São Matheus. E pelo esporte começamos a questão de inclusão e começamos a enxergar potencial em muitos meninos ali, e víamos que era um potencial muito desperdiçado. E começamos a analisar essa possibilidade de fazer um clube. Que na verdade foi o segundo passo dessa decisão tomada por mim e pelo meu irmão Thomaz - disse o presidente Henrique Law ao L!, em 2022.
Aliado à chegada de novos jogadores, a diretoria fez investimento em estrutura e construiu uma arena e um centro de treinamento. O Ibrachina estreou na Copinha na edição de 2022, quando avançou na fase de grupos de forma invicta e foi eliminado no primeiro mata-mata - contra o Oeste, nos pênaltis.
Time profissional no futuro?
Atualmente, o Ibrachina tem apenas equipes de futebol de base. O clube é filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF) e disputa todos os torneios de base do estado de São Paulo. Eles não podem, no entanto, disputar competições nacionais de base, porque precisa ter ranqueamento na CBF e estar disputando uma divisão profissional.
Por esse motivo, a entrada no profissional é algo que deve acontecer nos próximos anos. Quando isso acontecer, o Ibrachina terá que iniciar na quarta e última divisão do Paulista, torneio que tem limite de idade de 23 anos.