O torcedor do Corinthians não pode deixar o estádio ou desligar a TV antes de o árbitro apitar o fim da partida. O Timão se acostumou a marcar no final e permanece invicto em jogos oficiais nesta temporada – perdeu apenas para o Atlético-MG, na Florida Cup. Dos 14 gols anotados em 2016, seis aconteceram nos últimos dez minutos, sendo que cinco interferiram diretamente no resultado (veja a tabela completa ao abaixo).
Apesar do sofrimento, o retrospecto do Corinthians na temporada deixa o técnico Tite animado. De acordo com o treinador, o time aprende com as dificuldades para construir o resultado. Ele também não vê sorte nos gols marcados nos minutos finais e avaliou que a equipe está acima da sua expectativa.
– Nos últimos quatro jogos que fizemos, vencemos dois e empatamos dois no fim do jogo. Em termos emocionais, isso não é legal, mas também mostra um outro lado, de um time mentalmente muito forte e focado. A equipe tem construído os resultados ao longo do jogo, não é por sorte que sai o gol no fim – analisou.
– Para mim, o time está um pouquinho acima da minha expectativa. Mentalmente, o jogo contra o Oeste foi um bom teste e traz um nível de concentração muito alto para quarta-feira (contra o Santa Fé, pela Libertadores) – acrescentou Tite.
Os jogadores também preferem levar lições positivas dos gols marcados nos minutos finais. Herói diante do Oeste, Rodriguinho brincou com a situação e valorizou que o Corinthians tem conseguido furar o bloqueio adversário nos jogos. Em 2016, o time passou em branco apenas na pré-temporada: na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG e no 0 a 0 com o Fort Lauderdale Strikers (EUA).
– Enfrentamos equipes fechadas, e tivemos de ter paciência. Mas a gente também não quer morrer do coração – brincou Rodriguinho.
O grito da Fiel, que diz que corintiano é sofredor, tem se encaixado bem ao momento. Pelo menos, o sofrimento tem virado alegria no fim.
Confira os 14 gols marcados pelo Corinthians em 2016:
DATA - CONFRONTO - MINUTO DO GOL
20/1 - Corinthians 3x2 Shakhtar - 12 minutos do primeiro tempo.
20/1 - Corinthians 3x2 Shakhtar - 35 minutos do primeiro tempo
20/1 - Corinthians 3x2 Shakhtar - 43 minutos do primeiro tempo
31/1 - Corinthians 1x0 XV de Piracicaba 46 minutos do segundo tempo
4/2 - Osasco Audax 0x1 Corinthians - 12 minutos do primeiro tempo
11/2 - Corinthians 2x1 Capivariano - 2 minutos do primeiro tempo
11/2 - Corinthians 2x1 Capivariano - 1 minuto do segundo tempo
14/2 - Corinthians 2x0 São Paulo - 23 minutos do primeiro tempo
14/2 - Corinthians 2x0 São Paulo - 40 minutos do segundo tempo
17/2 - Cobresal 0x1 Corinthians - 46 minutos do segundo tempo
21/2 - Ferroviária 2x2 Corinthians - 5 minutos do primeiro tempo
21/2 - Ferroviária 2x2 Corinthians 37 - minutos do segundo tempo
24/2 - São Bento 1x1 Corinthians - 43 minutos do segundo tempo
27/2 - Corinthians 1x0 Oeste - 46 minutos do segundo tempo