Alan Mineiro foi o último dos reforços do Corinthians que viajaram aos Estados Unidos a estrear. E ainda assim jogou por pouco mais de sete minutos no último amistoso da pré-temporada no exterior, contra o Fort Lauderdale Strikers, no último sábado. O motivo é um só, e Tite não faz questão alguma de esconder: o sobrepeso do jogador de 28 anos.
O meia-atacante, que foi contratado do Bragantino, apresentou-se no início deste ano visivelmente fora de seu condicionamento físico ideal, fato que incomodou a comissão técnica do Timão.
Questionado pelo LANCE! em entrevista coletiva sobre o motivo de o atleta ter sido pouco utilizado, Tite comentou:
- O técnico dá o que o atleta precisa, não o que ele quer. Fiz uma referência a ele (Alan Mineiro) na palestra e a todos os outros jogadores. O objetivo do técnico é treinar e educar. Todos os atletas voltaram para a pré-temporada melhores do que ano passado. O Danilo treinou com personal trainer, Rodriguinho treinou, Malcom treinou, Fagner trienou... Eles cuidaram da alimentação também, por isso os desempenhos individuais deles foram tão bom. Nisso está a conscientização que fizemos ano passado. O Alan Mineiro precisa ser educado, porque em termos físicos veio muito abaixo. Foi esse o motivo para ele ter jogado pouco - declarou.
Nos primeiros treinos deste ano o jogador fez trabalhos específicos separadamente com o preparador físico Fábio Mahseredjian para perder peso.
O atleta tem tendência para engordar e já chegou a ter problemas com isso no passado. Embora o peso dele seja mantido em sigilo, é visível que Alan já emagreceu desde o início do ano.