Com a saída de Vítor Pereira, o Corinthians agora mira a contratação de outro treinador português: trata-se de Bruno Lage, ex-Benfica (POR) e Wolverhampton (ING). Após analisar outras opções, como Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, a diretoria corintiana definiu o técnico de 46 anos como o principal alvo no mercado.
GALERIA
> Copa do Mundo: saiba os dez jogadores da competição mais populares no Instagram
Nascido na cidade de Setúbal, Lage acumula vasta experiência no futebol de seu país, onde foi treinador das categorias de base e do time principal dos Encarnados, além de conquistar o Campeonato Português e a Supertaça de Portugal. Em sua passagem pela Inglaterra, permaneceu nos Wolves por 16 meses.
Conheça a carreira do profissional!
FEZ O NOME NO BENFICA
Bruno Lage começou sua carreira como técnico em uma das principais equipes de Portugal. Ele treinou o Benfica B, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, até que ganhou chance no time de cima em 2019.
Quando ia assumir a equipe profissional, o então treinador no cargo, Rui Vitória, estava para ser demitido. Porém, o presidente dos Encarnados, Luís Filipe Vieira, concedeu coletiva e, de última hora, decidiu manter o técnico com a justificativa de não queimar Lage.
Porém, a aposta acabou sendo nele mesmo.
Além dos títulos, o treinador construiu boa relação com uma estrela brasileira do clube: o atacante Jonas. O jogador sofreu com lesões na época e atuou menos com o técnico no comando, mas ambos costumavam trocar elogios.
APOSTOU EM JOÃO FÉLIX
Lage assumiu o Benfica quando o clube estava sete* pontos atrás do rival Porto no Campeonato Português. Uma das sacadas iniciais do treinador foi promover o meia-atacante João Félix da equipe B para o time principal logo de cara. Resultado: o jovem foi figura central na caminhada ao título nacional de 2018/2019.
No final da temporada, Félix foi negociado junto ao Atlético de Madrid por 127,2 milhões de euros, se tornando a maior venda da história do clube.
GOLEOU ABEL FERREIRA
O alvo do Corinthians já "passou o carro" no treinador do maior rival do clube.
Em 2019, Lage e Abel Ferreira, do Palmeiras, treinavam Benfica e Braga, respectivamente. Os dois se enfrentaram em abril daquele ano, pelo Campeonato Português, e os Encarnados golearam por 4 a 1 fora de casa, com gols marcados por Pizzi (2x), Rúben Dias e Rafa Silva.
RELAÇÕES
De acordo com relatos da imprensa portuguesa à reportagem, Bruno Lage elevou o nível da comunicação com os jornalistas no país. Nas coletivas, ele foi um dos primeiros da área, depois de José Mourinho, a explicar suas opções técnicas e respondia a todos os questionamentos. Depois, Ruben Amorim, do Sporting, seguiu essa linha de Mourinho e Lage.
Segundo o setorista do Benfica Aderito Esteves, os três citados são exemplos de comunicadores.
O alvo do Corinthians também tem fama de ser grato por quem já o ajudou. Quando conquistou o campeonato nacional, Bruno Lage posou com uma camisa que carregava o nome de Jaime Graça, ex-jogador português e coordenador das categorias de base do Benfica — falecido em 2012.
Graça deu oportunidade a Lage nas escolinhas de formação do Benfica. O filho do treinador de 46 anos, inclusive, se chama Jaime em homenagem ao tutor.
PASSAGEM NO WOLVERHAMPTON
Bruno Lage foi contratado pelo clube inglês em julho de 2021. Na temporada passada, deixou o Wolves na 10ª colocação da Premier League. Ele foi demitido em outubro deste ano, quando sua equipe estava na zona de rebaixamento do Campeonato Inglês.
Retrospecto do treinador Bruno Lage
- Benfica (janeiro de 2019 até junho de 2020): 76 jogos - 51 vitórias - 12 empates - 13 derrotas - dois títulos
- Wolverhampton (julho de 2021 até outubro de 2022): 51 jogos - 19 vitórias - nove empates - 23 derrotas - 0 títulos
*ERRATA: Na versão anterior do texto, constava que Bruno Lage assumiu o Benfica seis pontos atrás do Porto, quando na verdade eram sete. A matéria foi atualizada em 18/11, às 11h30.