Análise: como os oito reforços do Corinthians caminharam até aqui
O LANCE! faz uma análise dos oito nomes contratados pelo Timão para essa temporada, iniciando com Tiago Nunes até o atacante Matheus Davó
O Corinthians não contratou muito para a temporada de 2020, mas apostou na mudança de estilo de jogo ao trazer o técnico Tiago Nunes para o cargo que, anteriormente, era ocupado por Fábio Carille. Junto dele, vieram também outros sete reforços. Vale lembrar, por outro lado, que muitos nomes foram dispensados, casos de Ralf, Jadson, Júnior Urso, Sornoza, Clayson, Renê Júnior, Matheus Jesus, entre outros.
O LANCE! analisou o desempenho desses reforços nos 12 jogos oficiais do alvinegro da temporada até agora. Confira abaixo quem se destacou e quem ainda precisa entregar mais para convencer a fiel torcida de que merece estar em campo defendendo as cores do clube.
Fora dos gramados
Antes da paralisação dos torneios por conta da pandemia do coronavírus, o técnico Tiago Nunes vinha sendo bastante criticado. Contando Campeonato Paulista e Copa Libertadores, foram apenas três vitórias em 12 jogos. Também somam nesse início de trabalho cinco empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 38,88%.
Outro aspecto que chama a atenção é que em apenas uma partida, a da estreia no estadual, o alvinegro venceu por mais de dois gols de diferença, na vitória por 4 a 1 em cima do Botafogo-SP. Nas outras vitórias, aplicou 2 a 0 no Santos e 2 a 1 no Guaraní-PAR.
Com esses resultados, o Corinthians de Tiago Nunes deu adeus ao seu principal objetivo na temporada, inclusive financeiramente falando, já que acabou sendo eliminado na pré-Libertadores e terá, no decorrer do ano, apenas Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro pela frente.
No Campeonato Paulista, que está paralisado desde meio de março, o Timão está na terceira colocação do grupo D, com 11 pontos, atrás de Bragantino, com 17, e Guarani, com 16. Ou seja, caso o estadual acabasse agora, o time não estaria classificado para a fase de mata-mata – na classificação geral, o alvinegro é apenas o décimo colocado.
Deram conta do recado
Começando bem, o volante colombiano Victor Cantillo chegou vindo do Junior Barranquilla e agradou a torcida. Ocupando a vaga que anteriormente era de Junior Urso, ele atuou em dez partidas, sendo sua estreia na derrota contra a Ponte Preta, quando entrou no lugar de Richard. Após boa atuação, ele virou figurinha carimbada no meio-campo: foi titular no restante das partidas até agora, ao lado, na maioria das vezes, de Camacho.
O volante retornou ao Corinthians após passagem pelo Athletico-PR, ex-clube de Tiago Nunes. Com isso, ele ganhou oportunidades no meio de campo e foi substituído poucas vezes por Gabriel. Quando atuou, teve destaque, principalmente no esquema proposto pelo técnico, ainda que os resultados finais não tenham sido o esperado em todas as vezes.
Abaixo do esperado
Luan, que veio do Grêmio por um montante de 5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões, na cotação da época) foi a principal contratação do Timão para 2020. Na pré-temporada, nos jogos da Florida Cup, ele mostrou que tinha muito a oferecer, ao fazer os dois gols da vitória do Corinthians na estreia do torneio, contra o New York City. Depois, na abertura do Paulista, ajudou na goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP ao deixar um tento, de pênalti.
No entanto, ele só viria a marcar um gol novamente no 2 a 1 em cima do Guaraní-PAR, em Itaquera, na eliminação da equipe na pré-Libertadores. Contra o Ituano, em casa, ele também fez o tento de empate. Vale lembrar que ele é constantemente escalado e só ficou de fora da equipe titular em uma oportunidade até agora na temporada regular, contra a Inter de Limeira, em 9 de fevereiro.
Além dele, Yony González é outro que não conseguiu deslanchar. Vindo do Benfica por empréstimo, o colombiano atuou em apenas quatro partidas e ainda não tem nenhum gol marcado com a camisa do Timão. A sua estreia foi no clássico contra o São Paulo, em 15 de fevereiro, no empate por 0 a 0.
Pedro Henrique repete a história de Camacho, retornando do Furacão. Com a saída de Manoel, herdou a vaga ao lado de Gil, porém não tem recebido boas críticas, principalmente por conta de gols levados, os quais, muitas vezes, não passaram por sua intervenção e, portanto, estufaram as redes de Cássio.
Outro que ainda não conseguiu agradar a torcida foi Sidcley. O lateral-esquerdo retornou ao Corinthians após passagem pelo Dínamo de Kiev, atuou por em quatro partidas e não conseguiu atingir o condicionamento exigido para a sua posição. Por conta disso, vem recebendo críticas constantes.
Para finalizar, Matheus Davó, contratado do Guarani no início do ano, ainda não estreou como titular, mas entrou no decorrer do empate contra o Mirassol. Essa, inclusive, é uma das críticas da torcida em relação ao técnico Tiago Nunes: dar uma chance ao atacante de 20 anos.
* Sob supervisão de Vinícius Perazzini