Análise: Corinthians afasta ‘fantasma’ recente na fuga do Z-4

A Fiel estava com o empate contra o Internacional engasgado, mas pôde respirar

Escrito por

O corintiano que esteve presente na Neo Química Arena na noite desta quinta-feira viveu diferentes emoções. O Timão saiu com uma goleada por 5 a 2 contra o Athletico Paranaense que o tirou da zona de rebaixamento, entretanto, o roteiro do jogo foi assustador para a Fiel. 

Nos primeiros 20 minutos, Matheuzinho marcou um golaço e Cacá aumentou o placar. Porém, o resto da primeira etapa foi de domínio dos paranaenses, que dominaram a partida e empataram o jogo com gols de Nikão e Erick. A Neo Química Arena não disse em voz alta, mas os mais de 40 mil corintianos no estádio lembraram do Internacional.

Fiel respirou aliviada após boa atuação no segundo tempo Foto: Anderson Romao/AGIF

No último jogo antes da parada para a Data Fifa, no dia 5 de outubro, o Timão empatou com o Internacional por 2 a 2. O resultado igual foi dolorido para a Fiel. O Corinthians jogava melhor, empilhou chances, vencia por 2 a 1 até os acréscimos, quando sofreu um gol de letra do garoto Ricardo Mathias. A equipe gaúcha igualou o placar. 

Na luta contra o rebaixamento, o Corinthians foi ao mercado na janela do meio de ano e contratou diversos jogadores que formam a equipe titular atualmente, como Depay, Carrillo e Hugo. Entretanto, é impossível mudar o astral do time apenas com nomes. 

Uma equipe que luta para não ser rebaixada sofre com as piores adversidades possíveis em jogos de futebol. O próprio corintiano lembra de 2007, quando chegou a ver até pênaltis marcados de bicicleta, como o de Iran no duelo contra o Goiás, em pleno Serra Dourada. O azar é presente e cruel nesses momentos.

Depois do duelo contra o Internacional, jogadores e torcedores apresentavam semblantes preocupados que mostravam um medo que supera a crise técnica, era o ‘fantasma’ de que talvez as coisas não vão dar certo.

O segundo tempo

A segunda etapa foi de redenção para este mesmo torcedor. Após a entrada de Romero no lugar de Bidon, Ramón Díaz colocou gás na equipe, que apertou o Athletico Paranaense e reverteu a má impressão do primeiro tempo. Além disso, contou com uma atuação de gala de Memphis Depay.

Considerado por muitos corintianos como um salvador, Memphis arrastou torcedores até o aeroporto de Congonhas, quando foi contratado em setembro, porque possui nele a esperança de ser diferente. E contra o Athletico Paranaense ele foi.

Em jogada individual, Memphis conseguiu levar a defesa adversária até a intermediária quando foi derrubado. O holandês mesmo bateu a falta, acertou o ângulo e marcou seu primeiro gol com a camisa do Timão. E tirou suspiros de alívio dos torcedores.

O restante da partida foi de domínio técnico e tático do Corinthians. O Timão ainda aumentou o placar com Garro e Yuri Alberto. Virou goleada na Neo Química Arena. Com o resultado, o clube alvinegro deixou a zona de rebaixamento e ocupa a 15ª colocação do Brasileirão

Futuro

O torcedor ainda deve se preocupar com a zona de rebaixamento. O Vitória, atual 17º colocado, ainda vai jogar na rodada, enfrenta o Red Bull Bragantino, no domingo, e pode ultrapassar o Corinthians. Entretanto, neste final de semana ele vai pensar em outro objetivo.

Na balança entre céu e inferno que a Fiel vive em 2024, o domingo será um dia que o torcedor quer sonhar. Em um contexto muito diferente do Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, e precisa reverter uma desvantagem mínima. Se a semana começou afastando um ‘fantasma’, a Fiel deseja que o final de semana possa ser uma chance de ‘vingar’ a dolorosa derrota para os cariocas na decisão de 2022.

Siga o Lance! no Google News