ANÁLISE: Corinthians segue vivo na Copa do Brasil, mas méritos da melhora não são de Luxemburgo

Timão teve volume para empatar com o América-MG, mas volta para o confronto em desvantagem na Copa do Brasil

imagem cameraLuxa está pressionado no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 06/07/2023
11:20
Compartilhar

O América-MG ampliou o calvário do Corinthians na temporada ao vencer o Timão por 1 a 0, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A derrota na Arena Independência está longe de ser um dos piores jogos sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, mas o treinador teve poucos méritos na ligeira melhora da equipe.

+ VÍDEO: Luan é agredido por torcedores do Corinthians em motel

A partida deixou claro que um time possui um sistema de jogo, enquanto o Corinthians não tem ideia tática definida. Vagner Mancini montou linhas compactas na defesa e apostava em contra-ataques e erros do Timão. Após cobrança rápida de falta, Juninho aproveitou a lentidão de Gil para abrir o placar.

+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF

O Timão era melhor no início do jogo, mas sentiu o baque do gol e não produziu nos últimos 30 minutos do primeiro tempo. A desorganização tática ficou evidente quando Luxa insistia em fincar cinco jogadores corintianos na linha de defesa do América, limitando a possibilidade de aproximações e tabelas entre os meias.

O Timão voltou mais ligado no intervalo e passou a criar mais chances pelo descuido defensivo do América, e não por ajustes táticos de Luxemburgo. O mérito do técnico corintiano foi ter colocado Biro e Matheus Araújo em campo, que melhoraram a dinâmica ofensiva da equipe. Na etapa final, o goleiro Pasinato fez a diferença para o Coelho com pelo menos três grandes defesas, e o Alvinegro não conseguiu o empate. 

Goleiro do América-MG brilhou contra o Corinthians na Copa do Brasil (Foto: Alessandra Torres/AGIF/GazetaPress)

+ Timão avança? Veja datas de todos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil

Mais uma vez, o Corinthians chega para o confronto decisivo na Neo Química Arena em desvantagem, e assim como foi nas últimas fases, a torcida precisará empurrar o time para uma classificação. Apesar de ser difícil apontar melhorias no trabalho de Luxemburgo, a vaga para a semifinal é viável.

Siga o Lance! no Google News