Após o título brasileiro, o foco do Corinthians passou a ser apenas o planejamento para a próxima temporada. Com a disputa da Libertadores e um calendário ainda mais apertado por conta da Copa do Mundo, o Timão sabe que precisa reforçar o elenco. Por outro lado, diretoria e comissão técnica sabem que vão perder jogadores durante a janela de transferências. Veja abaixo quem pode chegar e sair:
CHEGAM?
Marllon: o zagueiro da Ponte Preta é monitorado pelo Corinthians. Ele tem 25 anos e está emprestado pelo Cianorte apenas até o fim desta temporada.
Lateral-esquerdo: com a provável saída de Guilherme Arana, o Corinthians já se movimenta por um substituto. A diretoria diz que observa três jogadores para a posição e também avalia a situação de Zeca, em litígio com o Santos. O técnico Fábio Carille já citou Reinaldo, que está emprestado pelo São Paulo à Chapecoense até o fim deste ano. O jovem Guilherme Romão, que tem 20 anos e emprestado pelo Oeste até o fim desta temporada, agrada e pode voltar.
Zé Rafael: o meia do Bahia também tem a situação monitorada pelo Corinthians. Porém, o Timão sabe que não será fácil contratar o jogador, um dos destaques do Brasileirão e que renovou vínculo até o fim de 2020.
Roger: outro jogador que o Corinthians monitora. O Timão já admitiu o interesse, mas afirmou que não atravessará o Botafogo. O atacante de 32 anos tem vínculo com o clube até o fim desta temporada e negocia renovação após recuperar-se de cirurgia de retirada de tumor no rim. Corinthians busca mais um centroavante.
SAEM?
Guilherme Arana: lateral chorou após o título ao admitir que está perto de ser vendido pelo Corinthians ao Sevilla (ESP). Clubes finalizam os últimos detalhes no contrato.
Pablo: zagueiro está emprestado pelo Bordeaux (FRA) apenas até o fim desta temporada e negocia forma de pagamento de salários para acertar contrato de quatro com o Corinthians. Para adquirir o defensor, Timão pagará 3 milhões de euros (R$ 11,5 milhões) ao clube francês.
Danilo: o meia de 38 anos tem contrato apenas até o fim desta temporada e não pensa em se aposentar. Ele voltou a jogar na última quarta-feira, depois de ter ficado mais de um ano sem entrar em campo por conta de lesões. O ídolo ainda vai conversar com a diretoria, que avalia se vale a pena manter o jogador no elenco para 2018.
Walter: goleiro estava na mira do São Paulo e poderia deixar o Corinthians rumo ao rival. Ele passou por cirurgia na coxa direita na última terça-feira e ficará cerca de três a quatro meses afastado. Tem futuro indefinido.
Matheus Vidotto: goleiro se revoltou por não ser escolhido após os desfalques de Cássio e Walter. Ele tem contrato até o fim de 2018, mas pretende ser negociado.
Rodriguinho: o meia de 29 é constantemente cotado na Europa. O Corinthians recusou propostas do Fenerbahçe (TUR) e do Lokomotiv Moscou (RUS), por exemplo, e sabe que pode receber outras ofertas. O meia tem contrato até o fim de 2019.
Balbuena: o zagueiro é outro que é cotado na Europa. No meio do ano, por exemplo, recebeu oferta do Genoa (ITA) e foi sondado por outros clubes. Ele tem contrato com o Timão até o fim de 2018 e negocia renovação por mais quatro anos.
E OS EMPRESTADOS ATÉ O FIM DESTE ANO?
Douglas: goleiro do Avaí se destacou neste Brasileirão e deve integrar o elenco em 2018, principalmente por que Matheus deve sair e Walter voltará de lesão em cerca de três a quatro meses.
Lucca: atacante da Ponte Preta, que também teve destaque neste Brasileirão, deve se transferir para o exterior. Porém, Carille já disse que gosta dele.
Jean: volante do Vasco, outro com destaque, negocia para ficar no clube carioca. Corinthians não vê necessidade da volta dele já em 2018.
Mendoza: atacante do Bahia, que desandou a fazer gols nos últimos jogos, deve virar moeda de troca no Corinthians. O colombiano não está nos planos do Timão e pode permanecer no Bahia.
Marlone: meia-atacante do Atlético-MG desagradou ao Corinthians pela postura após a negociação que envolveu a troca por Clayson. Também deve virar moeda de troca.
Yago: zagueiro da Ponte Preta pode retornar ao Corinthians para 2018, principalmente porque há uma necessidade para o setor. Diretoria e comissão técnica ainda avaliam.
Alan Mineiro: meia-atacante do Vila Nova deve ser emprestado a algum outro clube. Não está nos planos do Timão.
Luidy: atacante do Figueirense ainda não é visto como pronto para o Corinthians, que avalia o destino do jogador para 2018.
Bruno Paulo: atacante do Santa Cruz também tem futuro indefinido, mas com poucas chances de voltar ao Corinthians já em 2018.
Gustagol: atacante do Goiás não está nos planos do Corinthians para 2018.