Realizada em novembro do ano passado, a campanha realizada pelo Corinthians em lembrança ao início da perseguição nazista aos judeus na Europa foi indicada a um prêmio nos Estados Unidos. No jogo contra o Fortaleza, em Itaquera, o Timão entrou com uma estrela dourada acima do escudo em referência a Noite dos Cristais. Além disso, o clube cedeu o átrio da Arena para uma exposição de fotos sobre o Holocausto.
A ação foi criada pelo clube do Parque São Jorge em parceria com a Agência Tech and Soul em parceria com o Memorial do Holocausto. Vale lembrar que o Corinthians não usa estrelas em seu escudo desde o início deste século e abriu uma exceção em lembrança aos judeus mortos na Segundo Guerra Mundial. Em maio, a campanha concorrerá em três categorias no Festival One Show, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
- Desde o primeiro momento, o Corinthians abraçou a ideia. O Corinthians sempre foi um clube plural, que abraçou todas as pessoas, todas as raças, todas as religiões, todas as classes sociais. A forma de retratar isso, o Corinthians era o time perfeito, porque ele abraçou todas as religiões. Então, desde o início quando a gente conversou com todo o pessoal do marketing, eles abraçaram na hora, pois faz muito sentido com o clube. Se você for pensar, o time nasceu no Bom Retiro, o bairro que recebeu toda a imigração judaica após a Segunda Guerra, o Memorial do Holocausto fica a menos de uma quadra do marco zero de nascimento do Corinthians. Então tem toda uma ligação histórica do clube com essa causa - explicou Cláudio Kalim, da Agência Tech and Soul, e um dos responsáveis pela campanha.
O Festival One Show é um dos prêmios de maior credibilidade na indústria criativa e é reconhecido em vários países. A campanha encabeçada pelo Corinthians concorrerá nas categorias 'Out of Home' - peças veiculadas em ambientes externos, 'Experiential & Immersive' - peças que causam algum impacto e imersão no produto veiculado -, e também 'IP & Products' (peças destinadas a desenvolvimento de novos produtos).
- É super gratificante ver um trabalho seu ser reconhecido no mundo todo. Mostra que a qualidade da comunicação, da propaganda e da criatividade brasileira é algo mundial, que não perde em nada para nenhum país do mundo. Assim como nosso futebol, a nossa comunicação e a nossa criatividade têm níveis globais. Tanto para o Memorial quanto para o Corinthians, o importante é a repercussão que isso cria no mundo todo. Essa foi uma ação que teve repercussão em mais de 20 países. A gente teve o nome do Corinthians e a causa do Memorial do Holocausto sendo discutida e sendo levada para mais de 20 países no mundo. E agora com essa premiação, você consegue ampliar ainda mais essa visibilidade para a marca Corinthians e o Memorial do Holocausto - finalizou Cláudio.