Com ex-jogadores do Corinthians no comando, Cruzeiro busca reforços em ‘amigo’ paulista
Diretorias são próximas e clubes têm três negociações em andamento só neste início de janela
Conhecidos da diretoria do Corinthians desde os tempos em que vestiram a camisa alvinegra, os dirigentes da SAF do Cruzeiro têm aproveitado essa aproximação com a cúpula do Parque São Jorge para conseguir reforços. Pelo menos três jogadores do Timão estão em negociações para defender a Raposa em 2023.
> Cruzeiro se aproxima de atacante do Corinthians, Vasco faz reunião por jogadores... o Dia do Mercado!
Quem comanda o futebol do Timão e forma o 'núcleo duro' da direção são três profissionais: o presidente do clube, Duílio Monteiro Alves, e Alessandro, gerente e ex-jogador, além de Roberto de Andrade, diretor de futebol e ex-mandatário do Alvinegro.
Todos esses cartolas têm 'velhos companheiros' na diretoria cruzeirense. Dono de 90% da SAF do clube mineiro, Ronaldo foi contratado pelo Timão em 2009, quando o Corinthians era comandado por Andrés Sanchez, com quem tem uma relação de proximidade até hoje. Na época, o vice-presidente era Roberto de Andrade, atual diretor do Alvinegro.
O Fenômeno comprou as ações do Cruzeiro no início deste ano, por R$ 400 milhões. Em sua gestão, a equipe retornou à elite do futebol brasileiro e foi campeã da Série B. Ele chegou a convidar o próprio Andrés Sanchez para atuar na SAF mineira.
Outro integrante da direção cruzeirense é o ex-atleta Elias, braço direito de Ronaldo. Eles são colegas desde os tempos que atuaram no Timão, em 2009 e 2010. O ex-volante ainda retornou ao Corinthians em 2014, ficou mais dois anos e trabalhou com Roberto de Andrade, presidente do clube de 2015 até 2018.
Ronaldo ainda conta com mais um homem de confiança que é ex-jogador do clube paulista: Paulo André, diretor de estratégia da SAF da Raposa. Ele jogou no Timão por seis anos (2009 até 2014) e também trabalhou com Roberto de Andrade e Andrés Sanchez, além de ter sido companheiro de time de Alessandro.
Além disso tudo, Duílio Monteiro Alves também tem boa relação com Ronaldo. O atual presidente corintiano é próximo de Andrés Sanchez e foi diretor de futebol durante o segundo mandato do cartola, o que facilita o contato com o Fenômeno.
AS NEGOCIAÇÕES ENTRE OS CLUBES
Já neste início de janela, o Cruzeiro caminha para ter três jogadores que pertencem ao Corinthians: Mateus Vital, Raul Gustavo e Matheus Davó. O meia e o atacante devem ser cedidos em definitivo, com o Timão mantendo porcentagem dos direitos econômicos, enquanto o jovem zagueiro está envolvido em uma negociação por empréstimo.