Neste domingo, contra o Botafogo, o Corinthians terá um trunfo importante na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2020. Isso porque Pedrinho, que desfalcou o time na última rodada, volta a ficar disponível para o técnico Dyego Coelho. Com o jovem em campo, a equipe tem aproveitamento de G4 no Brasileirão, mas em sua ausência o desempenho é de quase rebaixado.
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui
Após representar a Seleção Olímpica em um torneio na Espanha, compromisso que o tirou do duelo com o Internacional, no último domingo, o meia-atacante retorna direto para o time titular, em que ocupará o setor de armação. Se a torcida sente falta do camisa 38 somente na observação, quando os números são apresentados essa dependência fica ainda maior no Brasileirão.
Sem Pedrinho, o Corinthians entrou em campo sete vezes neste Campeonato Brasileiro. Foram seis empates e uma derrota, ou seja, o time não venceu na ausência do jogador, a exemplo do que aconteceu contra o Inter, no empate em 0 a 0, na Arena. Naquela ocasião, seu substituto foi Sornoza, que não conseguiu suprir o desfalque do companheiro.
Com números tão ruins sem Pedrinho, o aproveitamento com esse retrospecto é de apenas 28,6%, o que colocaria a equipe na zona de rebaixamento do campeonato, melhor somente do que a Chapecoense e do que o Avaí, lanterna da competição e já rebaixado para a Série B. Dessa forma, é possível notar a importância do meia na campanha corintiana nesta edição do campeonato.
Ao mesmo tempo, se pegarmos os números do Timão com Pedrinho em campo, a torcida se anima, já que até aqui são 25 jogos no Brasileirão, 12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, o que significa um aproveitamento de 58,7% dos pontos disputados. Esse índice colocaria o clube entre os quatro primeiros colocados, garantindo uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Esse aproveitamento superaria Internacional (50,5%), São Paulo (53,5%), Athletico-PR (53,5%) e Grêmio (56,6%) na tabela de classificação atual, e a repetição dele nas últimas cinco rodadas da competição garantiria a pontuação histórica para uma vaga na Liberta, que seria de 59 pontos, ou seja, o Corinthians precisaria somar nove dos 15 em disputa.
Por isso, a presença de Pedrinho de campo, neste domingo, às 18h, contra o Botafogo, no Nilton Santos, é fundamental para as pretensões corintianas na busca pela classificação no torneio continental. O duelo é válido pela 34ª rodada do Brasileirão-2019, em que o Timão ocupa a oitava posição, com 50 pontos e duas vitórias a menos do que o Internacional, o sétimo colocado.