menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Com recorde e quedas, Tite chega a cem jogos na 3ª passagem pelo Timão

Aproveitamento do treinador no comando do Corinthians é melhor neste período desde 2015 do que nos anos em que ganhou tudo. Eliminações também são mais constantes...

Infográfico do desempenho de Tite nas três passagens pelo Corinthians (Henrique Assale)
imagem camera 
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 13/05/2016
20:03
Atualizado em 23/06/2016
12:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foram 61 vitórias, 23 empates e apenas 15 derrotas até aqui, com 173 gols marcados e 75 sofridos num aproveitamento próximo de 70%. Na frieza dos números, Tite poderia chegar ao centésimo jogo de sua terceira passagem pelo Corinthians intacto e fortalecido. Porém, não tem sido bem assim...

Nas últimas semanas, o Timão foi eliminado do Campeonato Paulista e da Libertadores, completando cinco quedas em competições eliminatórias em menos de um ano e meio. Neste domingo, contra o Grêmio, ele inicia a caminhada na terceira competição do ano, o Brasileirão, e atingirá neste jogo mais uma importante marca, de 372 jogos no comando do clube. Ou melhor, 372 no total e cem nesta terceira passagem, iniciada em 2015.

Em 99 jogos, Tite soma o melhor aproveitamento de todas os períodos em que dirigiu o Corinthians, superior até mesmo do que o intervalo entre 17 de outubro de 2010 e 31 de dezembro de 2013, quando venceu Paulista, Brasileiro, Recopa, Libertadores e Mundial. Neste período, o treinador alcançou 59% de aproveitamento. Hoje, são 69% e apenas um título, do Brasileirão do ano passado.

continua após a publicidade

Os números são explicados com facilidade: o Corinthians mantém uma hegemonia em fases de grupos e torneios de pontos corridos desde o segundo semestre de 2014. Tite, então, foi líder das fases iniciais de todas as competições disputadas nesta terceira passagem, inclusive no Paulistão e no Grupo 8 da Libertadores deste ano, quando acabou eliminado no mata-mata. Quedas, aliás, também marcam a terceira passagem.

Se entre maio de 2004 e fevereiro de 2005 não houve tempo para testes definitivos, entre 2010 e 2013 foram quatro eliminações ou perdas de título no mata-mata. Já de 2015 até o momento a soma já chega a cinco. Coincidentemente, todas com o jogo decisivo na Arena Corinthians.

Enquanto tenta acertar as contas com o mata-mata antes da Copa do Brasil, que terá oitavas de final só na segunda quinzena de agosto, Tite foca na disputa do Brasileirão e a especialidade em pontos corridos. Neste domingo, no jogo cem da terceira passagem, e nos próximos 63 até se tornar o técnico recordista de jogos pelo Timão.

Tite, do Corinthians
Tite tem contrato até dezembro de 2017 (Foto: Agência Corinthians)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias