Conmebol abre investigação sobre suposto ato de racismo envolvendo preparador físico do Universitario em jogo contra o Corinthians

Unidade Disciplinar da entidade analisa materiais e pode dar prosseguimento para julgar desportivamente o profissional

Escrito por

A Conmebol abriu durante esta quarta-feira (12) uma investigação preliminar sobre o suposto ato de racismo praticado pelo preparador físico do Universitario, do Peru, Sebástian Avellino Vargas, logo após o apito final do jogo em que o clube peruano foi derrotado pelo Corinthians pela Copa Sul-Americana, na noite da última terça-feira (11). 

Avellino foi preso preventivamente após audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (12) no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, localizado na região da Barra Funda, na Grande São Paulo. Ele aguardará o processo enquanto permanece detido no Brasil. A medida foi tomada com base no relato de três testemunhas que afirmam que o uruguaio teria feito gestos de macaco em direção à torcida corintiana. Dois torcedores e um gandula prestaram esses relatos à polícia. 

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

De acordo com informações levantadas pelo Lance!, a Unidade Disciplinar da entidade máxima do futebol na América do Sul tem recolhido possíveis imagens, vídeos do circuito interno de segurança da Neo Química Arena e outros elementos para analisar a situação desportivamente. Caso haja materialidade suficiente nas apurações, será aberto um Expediente Disciplinar. 

Em caso de prosseguimento da situação para julgamento que entenda que Sebástian Avellino seja culpado, a condenação será baseada no Artigo 15 do Código Disciplinar da Conmebol, podendo ser suspenso por, pelo menos, 10 jogos ou quatro meses. A sanção pode ser de cinco anos afastado das atividades relacionadas ao futebol caso a entidade tenha informações sobre reincidência. 

Sebástian Avellino trabalha há mais de uma década com o técnico Jorge Fossati, do Universitario (Foto: Reprodução/Site Universitario)

A princípio, o time do Universitario não pode ser punido, o que só mudaria caso seja descoberto que o clube acobertou alguma conduta do profissional julgado. 

Corinthians e Universitario voltarão a se enfrentar nesta terça-feira (18), pelo jogo de volta dos playoffs da Sul-Americana. A partida acontecerá no estádio Monumental da Lima, onde todos os ingressos para os torcedores locais já foram vendidos de forma antecipada.

Siga o Lance! no Google News