No domingo, no empate por 1 a 1 diante do Flamengo, o Corinthians iniciou uma importante sequência em um intervalo de duas semanas que chega ao ponto decisivo a partir de agora. A vitória por 2 a 0 sobre o Montevideo Wanderers, nessa quinta-feira, em Itaquera, garantiu uma vantagem que dá tranquilidade em meios aos próximos compromissos.
A equipe de Fábio Carille vai embarcar para o Ceará, onde enfrenta o Fortaleza, no domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Duelo significativo. O time alvinegro aparece na décima posição, com 16 pontos, mas tem uma partida a menos em relação aos concorrentes. E somar três pontos no Nordeste mantém as seis primeiras colocações, ao menos, na mira, exatamente o setor da tabela que dá vaga na Libertadores de 2020.
Depois de Fortaleza, uma sequência decisiva, que define o restante da temporada. Primeiro, na quinta-feira, o confronto de volta diante do Montevideo Wanderers, no Uruguai. O triunfo em Itaquera, na ida, tem importância porque deu à equipe a possibilidade de avançar às quartas de final da Sul-Americana se perder por até dois gols de diferença, caso balance as redes em Montevidéu - gol como visitante é critério de desempate.
Essa vantagem pode fazer até com que Carille administre melhor a escalação, pensando no compromisso que conclui a importante sequência. No dia 4, em Itaquera, o Corinthians recebe o Palmeiras. O duelo já carrega todo o significado de um clássico, que costuma definir os rumos de qualquer uma das equipes. Foi com base neles que o técnico fortaleceu sua trajetória.
O Dérbi da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda tem um componente extra. O Palmeiras inicia o fim de semana na liderança da competição, com os mesmos 26 pontos do Santos, mas à frente no saldo de gols (14 contra sete), e o Corinthians mantém o discurso de que ainda acredita na luta pelo título nacional. Assim, vencer o arquirrival passa a ser fundamental, somando três pontos que reduziriam a diferença atual de dez entre os clubes.
A expectativa alvinegra é que seja confirmado o otimismo surgido das duas primeiras partidas dessa sequência. A equipe empatou por 1 a 1 diante do Flamengo e venceu o Montevideo Wanderers por 2 a 0, ambos em casa, e sai para dois compromissos fora de casa. Um aproveitamento de quase 67%, como ocorreu nos dois últimos jogos, pode ser considerado satisfatório.