Conselho do Corinthians suspende votação do impeachment para a próxima semana

Definição sobre afastamento de Augusto Melo foi suspensa

imagem cameraVotação para impeachment de Augusto Melo foi suspensa (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
Avatar
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 20/01/2025
23:49
Atualizado há 52 minutos
Compartilhar

O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians suspendeu a votação do impeachment de Augusto Melo da presidência do clube, marcada para essa segunda-feira (20), no Parque São Jorge. O órgão chegou a aprovar o rito de admissibilidade, que aprovava o pleito, mas a sessão foi cancelada por volta das 23h40.

Justiça nega liminar de Augusto Melo para interromper impeachment no Corinthians

Com a decisão, o pleito deverá ser retomado na próxima semana, na segunda-feira (27). A decisão foi baseada no artigo 85 do estatuto do clube, que diz:

"O CD poderá manter-se em sessão permanente, por motivo de relevância para os interesses do Corinthians desde que a metade mais um de seus componentes presentes o aprove"

Votação foi suspensa (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Pouco antes da decisão, o Conselho Deliberativo havia aprovado a admissibilidade da votação por 126 votos a favor e 114 contrários. A sessão foi interrompida diversas vezes. Em uma dessas ocasiões, havia apenas cinco cédulas disponíveis para os 13 conselheiros que ainda precisavam votar.

Após o anúncio do placar, o Conselho Deliberativo (CD) decidiu suspender a votação. Muitos conselheiros do Corinthians estavam há horas na sede social do clube e, por isso, o órgão entendeu que nem todos permaneceriam para o pleito, o que resultou no afastamento de Augusto Melo da presidência.

Clima quente

O dia no Parque São Jorge foi caótico. Antes da votação, Augusto Melo tentou entrar com uma liminar impedindo a sessão, algo que conseguiu no dia 2 de dezembro, a última vez que o CD se reuniu para votar o impeachment, mas teve o pedido negado pela Justiça de São Paulo.

O rito de admissibilidade foi interrompido diversas vezes. A primeira pausa durou cerca de uma hora e meia. A decisão ocorreu após apoiadores de Augusto Melo criticarem a condução rápida de Romeu Tuma Jr., presidente do CD e responsável pela sessão.

Investigação

O pedido de impeachment se refere à investigação na Comissão de Ética do Corinthians para averiguar irregularidades no contrato de patrocínio do clube com a casa de apostas Vai de Bet. As autoridades investigam uma possível lavagem de dinheiro e repasses a 'laranjas' da empresa ao Timão durante o período da parceria.

Siga o Lance! no Google News