Com problemas na lateral-esquerda para enfrentar o Coritiba, nesta quarta-feira (9), pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians pode ter Bruno Melo na posição. Emprestado pelo Fortaleza até o fim do ano, a tendência é que o jogador faça o seu último jogo com a camisa corintiana.
+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão
Melo nunca teve a sua chegada ao Timão bem esclarecida. O atleta foi contratado no início da temporada, quando o clube alvinegro era dirigido por Sylvinho. Na época da chegada do jogador, a equipe já tinha dois laterais-esquerdos no elenco. A alegação para a contratação de Bruno foi por conta das características defensivas que ele possuía, que dava margem para que atuasse até mesmo como zagueiro, quando necessário. Inclusive, foi assim que o jogador atuou pela primeira vez pelo Corinthians, ainda nos jogos-treino da pré-temporada.
Outro fator para a contratação de Bruno Melo, aí menos importante, foi a incerteza em relação a Fábio Santos e Lucas Piton. O primeiro vinha de uma temporada abaixo da média e, então com 36 anos, poderia se aposentar no fim desta temporada. Já o segundo, com 22 anos, chegou a ser sondado por clubes europeus no decorrer do ano passado e poderia sair durante a temporada. Assim, Melo tinha a chance de ser a peça a se encaixar no caso de alguma das situações se confirmar, mas nas poucas vezes que lhe foram dadas oportunidades o atleta nunca mostrou credenciais para se firmar.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os jogos da reta final
Com 30 anos, Bruno chegou ao Timão longe de ser um menino e em uma posição que exige bastante fisicamente. Foram 12 jogos disputados com o manto alvinegro, menos de 700 minutos em campo e nenhuma participação direta em gols. Números que nunca empolgaram. Além disso, Fábio Santos evoluiu em relação a 2021, teve o seu contrato estendido por mais um ano, e Piton não deixou o Corinthians, o que fez com que Bruno Melo fosse preterido no clube alvinegro.
Ainda assim, a diretoria corintiana deve ir ao mercado em busca de um novo lateral-esquerdo na janela de transferências do fim do ano, até por orientação do técnico Vítor Pereira, que nunca sinalizou querer contar com Bruno Melo. Em 2023, Fábio Santos deve fazer a sua última temporada no futebol, enquanto Lucas Piton segue como um ativo em potencial para que o Timão venda e diminua a dívida de quase R$ 1 bilhão que possui. No entanto, a ideia agora é contratar um atleta novo e promissor que, além de auxiliar a equipe tecnicamente, também venha render frutos com uma venda futura. O alvo é Matheus Bidu, que pertence ao Guarani, mas disputou a última temporada pelo Cruzeiro, onde foi Campeão Brasileiro da Série B.
De todo modo, Bruno Melo terá a chance de vestir a camisa corintiana pela última vez, contra o Coritiba, antes de ser devolvido ao Fortaleza. O atleta dificilmente teria essa oportunidade se Fábio Santos não recebesse o terceiro cartão amarelo no último compromisso, contra o Ceará, e Lucas Piton sentisse uma fisgada na coxa no mesmo jogo.
A presença de Piton na partida desta quarta-feira (9) não é descartada, mas dificilmente o atleta será exposto, principalmente por ser um problema simples, já no fim da temporada e com o clube tendo atingido o seu objetivo principal no Brasileirão, que é a classificação direta à fase de grupos da Libertadores no ano que vem.