O Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (16), às 16h, na Neo Química Arena, diante do Cruzeiro. É o primeiro confronto entre as equipes desde o dia 19 de outubro de 2019, quando o Timão do então técnico Fábio Carille foi derrotado pela Raposa por 2 a 1, em Itaquera, pela 27ª rodada do Brasileirão.
> Corinthians x Cruzeiro: onde assistir, prováveis escalações e desfalques do jogo pelo Brasileirão
Na ocasião, o time mineiro lutava contra o rebaixamento e, mesmo com a vitória, não evitou a queda para a segunda divisão ao final da temporada. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Fred, de pênalti, e Éderson, enquanto o lateral Fágner descontou para o Timão. Desde então, já se passaram mais de três anos que as equipes não se enfrentam por nenhuma competição.
No histórico geral, Corinthians e Cruzeiro já se enfrentaram 90 vezes na história, sendo 38 vitórias do Timão, 22 empates e 30 vitórias da Raposa. Os maiores artilheiros deste confronto são Marcelinho Carioca (Corinthians) e Marcelo Ramos (Cruzeiro), com seis gols cada. Além disso, em jogos decisivos, cada time tem uma vitória.
Em 1998, o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro sobre o Cruzeiro e em 2018, o Raposa conquistou a Copa do Brasil diante do Timão. Em 2019, os mineiros acabaram sendo rebaixados para a Série B do Brasileirão e finalmente retornaram à elite do futebol nacional nesta temporada, após três anos na segunda divisão. Essa ascensão não aconteceu em vão.
Em dezembro de 2021, Ronaldo Fenômeno anunciou a compra do Cruzeiro, e em abril de 2022, assinou o contrato e se tornou oficialmente dono da SAF do clube.
Desde então, a Raposa vem passando por um longo processo de reestruturação, possibilitando renegociações de dívidas e, consequentemente, um maior controle de gastos. Dessa forma, a equipe pôde contar com melhorias no seu elenco, o que tornou o Cruzeiro um time mais competitivo.
> Ronaldo, dono da SAF do Cruzeiro, admite 'lado corintiano' e espera homenagem do Timão
Agora, o Corinthians do técnico Fernando Lázaro será o primeiro adversário do Cruzeiro na primeira divisão da competição nacional após três temporadas na Série B. Ambas as equipes vêm de derrota na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Timão foi derrotado pelo Remo por 2 a 0, fora de casa, e a Raposa perdeu para o Náutico por 1 a 0, em Recife, no primeiro jogo oficial do treinador Pepa no comando do time.
Nas campanhas estaduais, o Corinthians parou nas quartas de final, sendo eliminado nos pênaltis para o Ituano. O Cruzeiro acabou sendo derrotado pelo América-MG na semifinal. No Brasileirão do ano passado, a equipe paulista foi a quarta colocada, enquanto os mineiros foram campeões da Série B, conquistando o acesso à elite depois de três anos.