Corinthians é ignorado pelo STJD, mas data de duelo com o Flamengo segue em disputa

Clube paulista se sente prejudicado pela mudança promovida pela CBF; decisão da vaga permanece agendada para o dia 20 de outubro

imagem cameraAugusto Melo, presidente do Corinthians (Foto: Fabio Giannelli/AGIF)
Avatar
Vitor Coelho Palhares
São Paulo (SP)
Avatar
Mariane Ribeiro
São Paulo (SP)
Dia 08/10/2024
17:34
Atualizado em 08/10/2024
19:06
Compartilhar

Uma semana após entrar com uma ação no STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) contra a mudança da data do duelo com o Flamengo, pelo segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians segue sem uma posição oficial da entidade e vê com pessimismo uma eventual reversão na decisão do tribunal.

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

Assista aos confrontos da Copa do Brasil DE GRAÇA no Prime Video e aproveite o pós com muita música! Garanta 4 meses grátis no Amazon Music Unlimited e ouça playlists e músicas exclusivas!

➡️ Seleção do Brasileirão? Veja os convocados do Uruguai que jogam no Brasil

A direção paulista se sente prejudicada pela decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, além de alterar a data do confronto entre as equipes para o dia 20 de outubro, possibilitando que o Flamengo tenha à disposição os atletas convocados nesta Data Fifa, adiantou o duelo contra o Athletico, válido pela 30ª rodada do Brasileirão, para o dia 17.

A demora do STJD em julgar o pedido feito pelo Alvinegro torna cada vez menos provável a alteração da data, uma vez que a retomada da data inicial da partida traria o jogo de volta ao dia 17 de outubro.

➡️ Corinthians terá dois reforços na luta contra o rebaixamento após término da Data Fifa

Em seu pedido, o Corinthians argumenta que a decisão desrespeita o regulamento, além de comprometer a isonomia da competição. Ademais, o Departamento Jurídico afirma que apenas as equipes mandantes, a federação mandante (FPF) ou o detentor dos direitos de transmissão poderiam reivindicar a alteração das datas.

- Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas - afirmou o Corinthians em nota oficial.

Augusto Melo no jogo entre Flamengo x Corinthians (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Após perder no Rio de Janeiro por 1 a 0, o Corinthians (caso nenhuma alteração seja divulgada pelo STJD) enfrentará o Flamengo no próximo dia 20, às 15h (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Em caso de igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nas penalidades.

Tensão entre Corinthians e CBF chegou até a Seleção Brasileira

A tensão entre Corinthians e CBF aumentou no período e escalou até a Seleção Brasileira. Anteriormente previstos para serem realizados no CT Joaquim Grava, os treinamentos da Amarelinha foram deslocados para a Academia de Futebol, casa do Palmeiras.

A CBF entende que o recente conflito de interesses poderia culminar em manifestações da torcida corintiana contra os atletas convocados no trajeto do hotel ao CT.

Procurada, a entidade afirma que a troca foi motivada por questões operacionais.

Vale lembrar que o CT Joaquim Grava recebe treinamentos da Seleção de forma recorrente desde sua inauguração, em setembro de 2010. A tranquilidade de estar em uma zona afastada do centro da capital paulista, aliado à proximidade das instalações com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, fez com que a CBF adotasse o local como "casa" durante os períodos de preparação na cidade.

Siga o Lance! no Google News