Corinthians tem semana decisiva para firmar retorno de Balbuena

Zagueiro está muito próximo de acertar com o Timão até julho do ano que vem, através da 'cláusula da guerra'

imagem cameraBalbuena foi um dos destaques do Corinthians campeão brasileiro em 2017 (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 11/07/2022
03:30
Atualizado em 11/07/2022
10:50
Compartilhar

O Corinthians está otimista que o retorno do zagueiro Fabián Balbuena ao clube se concretize ainda nesta semana.

+ Saiba quais os atletas da base que mais integram os profissionais do Corinthians com Vítor Pereira

O defensor paraguaio já se despediu do Dínamo de Moscou, clube com quem tem contrato até junho de 2025. A saída do atleta do time russo está assegurada por uma cláusula de excepcionalidade da Fifa, que permite que jogadores que atuem em equipes da Rússia e da Ucrânia suspendam os seus vínculos e acertem provisoriamente com outros times.

A medida acontece por conta da guerra dos países do leste europeu, que perdura desde fevereiro e não possui sinais de cessar-fogo até o momento.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

O Timão manifestou o interesse pelo retorno de Balbuena desde que a entidade máxima do futebol prorrogou o período da ‘cláusula da guerra’, que inicialmente era até julho deste ano. No entanto, a situação evoluiu na semana passada por dois motivos: a saída de João Victor para o Benfica e a força que o zagueiro paraguaio tem feito para voltar para ao Time do Povo, onde atuou entre 2016 e 2018.

A diretoria corintiana não vê impeditivos para a concretização do negócio, mas aguarda a assinatura do contrato para oficializar o retorno de Balbuena ao clube. A ideia é que isso aconteça logo quando o jogador chegar ao Brasil, o que é previsto para os primeiros dias dessa semana.

O atleta também fará exames médicos, mas como vinha jogando regularmente no Dínamo, a tendência é que esteja à disposição do Corinthians nas primeiras partidas após a abertura da janela de transferências nacionais, no próximo dia 18 de julho.

Em nota oficial, a equipe de Moscou se mostrou compreensível em relação a Fabián Balbuena, embora no comunicado sobre a saída, o diretor-geral Pavel Pivovarov tenha destacado que espera o retorno do atleta ao time.

– Ficamos tristes, mas estamos preparados para essas situações pela decisão da Fifa. Agradecemos ao Fabián pela contribuição e esperamos seu retorno ao clube – disse Pavel.

Segundo informações obtidas pelo LANCE!, Balbuena já queria deixar a Rússia desde o início dos conflitos armados com a Ucrânia, há cinco meses. O principal motivo era a pressão familiar. No entanto, o paraguaio priorizava seguir na Europa, mas para jogar em um cenário de visibilidade, pelo menos de uma Uefa Europa League.

No entanto, aos 30 anos, o jogador já possui uma idade considerada avançada para os padrões europeus, o que dificulta o interesse de equipes de mais destaque no atleta. Na sequência, chegou a investida corintiana, o que animou muito o defensor.

No primeiro momento, apenas o mecanismo excepcional da Fifa será usado para firmar a volta de Balbuena ao Timão, já que as tratativas estão sendo feitas diretamente entre o Corinthians e o estafe do atleta. Com isso, diferentemente do caso do atacante Yuri Alberto, Fabián não chega com valor fixado para compra em julho do ano que vem.

No entanto, internamente há um otimismo para que a direção corintiana possa abrir conversas com o Dínamo de Moscou por uma compra em definitivo de Balbuena no início do ano que vem, se tudo ocorrer dentre os conformes corintianos.

Siga o Lance! no Google News