Antes do Majestoso contra o São Paulo, no próximo domingo (11), pelo Brasileirão, Bruno Mazziotti, fisioterapeuta contratado pelo Corinthians para ser consultor do departamento de saúde e performance do clube, atualizou a situação médica de todos os atletas que estão sob os cuidados do departamento médico.
Balbuena assume o quarto lugar! Veja os defensores do Corinthians com mais gols na Arena
Paulinho foi o único atleta que ficou de fora da atualização de Mazziotti. O camisa 15 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em maio e só volta na próxima temporada.
O profissional do núcleo de saúde do clube adotou pessimismo sobre um possível retorno de Maycon contra o Fluminense, na Copa do Brasil, e detalhou as situações de Fagner e Renato Augusto. Abaixo, você confere o panorama de todos os outros lesionados.
Veja tabela e simule os jogos do Campeonato Brasileiro
ZAGUEIROS
Raul Gustavo vinha com dores no adutor da coxa direita desde o confronto de volta contra o Atlético-GO, nas oitavas de final da Copa do Brasil, e posteriormente sofreu uma entorse no tornozelo durante os treinos, antes da partida contra o Fortaleza, no Brasileirão.
- O Raul apresenta uma evolução muito boa sobre a lesão que ele teve no adutor, já tinha histórico nessa região, por isso um cuidado maior. Como ele apresenta um baixo perfil de carga dos últimos dois meses, a gente precisa pesar isso e tomar a decisão de maneira assertiva - ponderou.
O fisioterapeuta do Timão espera que após uma semana na transição física individualizada e treinos parciais, Raul Gustavo possa ser reintegrado às atividades com o restante do elenco.
- O Raul evolui para a transição individualizada, depois passa para o retorno parcial com o grupo, e temos mais uma semana nessa fase para que a gente possa liberá-lo integralmente com o grupo, e depois ver se o atleta terá condições de jogo. A evolução dele é muito positiva pela patologia que apresentou - afirmou.
Robson Bambu teve detectada um edema na coxa esquerda antes do empate com o Internacional, no último final de semana. Mazziotti explicou que a região lesionada pelo zagueiro é bastante exigida, mas afirmou que o atleta está próximo do retorno.
- O Robson apresentou uma queixa no reto femural da perna esquerda. Automaticamente, a gente sempre se preocupa, pois é um músculo muito solicitado nas demandas de treino e jogos. Seguramos um pouco o atleta, é um período difícil para o clube, mas tem que respeitar a saúde. O Robson apresentou uma ótima evolução, começa a integrar o trabalho com a equipe. A tendência é que siga o processo de liberação - declarou.
A última partida disputada por Bambu foi em 21 de agosto, na derrota por 1 a 0 contra o Fortaleza.
LATERAIS
Assim como Bambu, Piton foi uma das novidades no boletim médico do Timão antes da partida contra o Inter. Ele teve detectado um edema coxa direita por trauma
Mesmo assim, Mazziotti destacou a recuperação do lateral-esquerdo, e disse que ele será reintegrado ao grupo já nesta quinta-feira.
-Nessa semana, o atleta apresentou bastante evolução e começou a transição. O resultado foi ótimo. Começamos a integrar ele amanhã com o grupo, seguindo a fase de progressão para que possamos contar com ele para os próximos jogos - comentou.
Rafael Ramos substituiu Fagner após o intervalo da partida contra o Colorado, mas ficou apenas 10 minutos em campo pois sentiu dores na região posterior da coxa direita. Mazziotti falou que o atleta chegou ao clube do Parque São Jorge fisicamente desgastado pois vinha de uma temporada no Santa Clara, de Portugal.
-O Rafa chegou ao clube neste ano, vem de um ano e meio de temporada, jogou toda a temporada europeia. Ele está somando um ano e meio de temporada, isso traz um desgaste. É um atleta que a gente vem monitorando constantemente para que esse tipo de situação não ocorra, mas infelizmente ocorreu - iniciou.
- Não é uma reincidente, mas uma subsequente a que ele teve, de magnitude baixa, essa é a boa notícia. A gente espera recuperá-lo o mais rápido possível. Nós temos a responsabilidade de trazer o atleta na melhor condição. O Rafa inicia o processo de transição, mesmo que tenha sido há quatro dias atrás, e vamos esperar a resposta - finalizou Mazziotti sobre Rafael Ramos.
ATACANTES
Desfalque nas últimas duas partidas do clube alvinegro por conta de dores na região do púbis, Adson vem progredindo bem em sua recuperação, segundo Mazziotti.
- Adson tem uma condição física diferente. É um atleta jovem, que subiu há cerca de dois anos, precisamos acompanhar esse tipo de atleta. Ele evoluiu muito bem nessa semana, estamos otimistas com essa evolução e esperamos que a próxima fase, integrar com o grupo, seja de forma positiva, e avaliar ele para os próximos jogos - avaliou o fisioterapeuta.
Quem também vem sofrendo com problemas físicos e só participou de 17 jogos do Timão na temporada é Júnior Moraes. O centroavante vem de uma longa recuperação na última temporada, o que atrapalhou sua condição física e desempenho no Corinthians.
- O Júnior trago para mim a responsabilidade. Vi o desempenho dele na Europa, sei o quanto ele pode entregar. Ele apresentou uma lesão muito séria ano passado, fez uma cirurgia de grande magnitude. Esse atleta é qualificado tecnicamente, se entrega no dia a dia.
- Vejo julgamentos em relação a performance dele, não estou aqui para protegê-lo, pelo contrário, cobro meus atletas no mais alto nível de comprometimento, mas quero dar oportunidade dele entregar aquilo que sabe fazer. Já vivi isso com outros atletas, como o Renato, e sei o que deve ser feito para trazê-lo ao alto nível. Sei o quanto ele está sofrendo por não entregar o futebol que ele sabe jogar, principalmente em um clube que ele é apaixonado - disse Mazziotti sobre Júnior Moraes.