O Corinthians encerrou a temporada sem ser derrotado para o Palmeiras. Em três partidas disputadas ao longo de 2019 - duas delas com mando do Alviverde - o Timão conseguiu uma vitória e dois empates, tendo registrado 55% de aproveitamento nos pontos disputados contra o seu maior rival. É o terceiro ano seguido que o Alvinegro fecha com superioridade em relação ao clube de Palestra Itália.
Ao todo, o Timão fez 14 clássicos no ano, com cinco vitórias, seis empates e três derrotas (veja a lista completa abaixo), totalizando desempenho de pouco mais de 52% contra os outros três grandes clubes paulistas.
Com os números desta temporada, o Corinthians repetiu as façanhas registradas em 2017 e 2018, quando também foi superior ao Palmeiras nos Dérbis. A última vez que o Alviverde teve números melhores do que os do Timão foi em 2016, ano em que conquistou o Campeonato Brasileiro após um jejum de 22 anos e venceu os três clássicos disputados naquela temporada.
TABELA
>Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro
De lá para cá, o Corinthians demonstrou superioridade. Nos últimos três anos, o Timão perdeu apenas dois jogos para o Palmeiras - ambos em 2018 - e ainda conquistou o título do Campeonato Paulista no ano passado em pleno Allianz Parque após disputas de pênaltis.
Na próxima temporada, as equipes devem se enfrentar pelo menos três vezes - uma na fase de grupos do Campeonato Paulista e outras duas pelo Campeonato Brasileiro. Ainda há a possibilidade de duelos na fase mata-mata do estadual, na Copa do Brasil e também na Copa Libertadores - caso o Corinthians garanta vaga na competição continental. Os dois clubes disputarão a Florida Cup em 2020, mas não haverá a realização do clássico nos EUA.
O desempenho do Timão em clássicos em 2019:
Palmeiras - 55% de aproveitamento
3 jogos
1 vitória
2 empates
3 gols marcados
2 gols sofridos
São Paulo - 67% de aproveitamento
5 jogos
3 vitórias
1 empate
1 derrota
5 gols marcados
3 gols sofridos
Santos - 33% de aproveitamento
6 jogos
1 vitória
3 empates
2 derrotas
3 gols marcados
4 gols sofridos