Corinthians fará sexta participação na Libertadores em sete anos

Garantido na próxima edição, Timão só ficou de fora no ano passado desde 2010

Escrito por

Garantido na Libertadores da próxima temporada após a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, o Corinthians chegará à expressiva marca de seis participações na competição sul-americana num período de sete anos. Desde 2010, a equipe do Parque São Jorge somente não disputou o torneio em 2014, após ficar em décimo lugar no Brasileirão de 2013.

Foi justamente em meio a este "período áureo" em termos de participações na Libertadores que o Corinthians conseguiu seu primeiro e até aqui único título do torneio. Em 2012, comandado por Tite, o Timão derrotou o Boca Juniors na final para levantar a taça e abrir caminho rumo ao bicampeonato mundial.

Nem tudo, no entanto, foram flores ao longo dos últimos anos. Em 2011, por exemplo, o Timão de Ronaldo e Roberto Carlos sucumbiu diante do Tolima (COL) e caiu ainda na primeira fase da competição. Nas outras ocasiões, em 2010, 2013 e 2015, a equipe foi eliminada nas oitavas de final contra Flamengo, Boca Juniors e Guaraní (PAR), respectivamente.

Vale lembrar que, de acordo com reportagem publicada pelo LANCE! no último dia 11, o Corinthians já estuda meios de tirar proveito financeiro da participação na Libertadores de 2016. O principal plano do clube é investir no programa Fiel Torcedor e portanto investir na área de sócios-torcedores.

– Principal ponto de jogar a Libertadores é aumentar a participação da torcida na Arena. Tal crescente na busca por ingressos tem efeito direto no aumento do número de associados ao Fiel Torcedor, o que tem reflexo financeiro – disse Emerson Piovesan, diretor financeiro do Corinthians, ao LANCE!, na época.

Ao longo da história, o Corinthians soma 12 participações na competição sul-americana. Em 2016, o clube disputará a taça pela 13ª vez.

Siga o Lance! no Google News