Treinador do time sub-20 do Corinthians desde setembro de 2013, o gaúcho Osmar Loss disputa atualmente sua quarta edição da Copa São Paulo de Juniores. Ele foi campeão em 2015 e vice nas temporadas de 2014 e 2016. Em outras palavras: disputou três edições do principal torneio de base do futebol brasileiro e chegou à final em todas. Impressionante, não? Pois os números podem ficar ainda mais fortes neste domingo, às 19h45. Contra o Juventus, na Arena Barueri, o treinador tentará alcançar a quarta decisão consecutiva.
- Olha, eu nem me atenho muito aos números. Fico feliz para caramba de representar o Corinthians em quatro competições seguidas - diz Osmar Loss, questionado sobre as marcas positivas que carrega das últimas temporadas.
Osmar Loss comandou 32 partidas da Copa São Paulo em quatro edições incompletas. Ele soma 29 vitórias e apenas dois empates (Flamengo, na final de 2016, decidida nos pênaltis favoravelmente aos cariocas, e Remo, na primeira fase em 2014) e uma derrota (Santos, na final de 2014). O aproveitamento é positivo de quase 93%, o que atesta a boa performance do Timão nos últimos anos.
Em 2017, por exemplo, o Corinthians só venceu em suas sete partidas: 6 a 0 contra o Pinheiro-MA, 4 a 0 contra o Operário-MS e 3 a 2 diante do Taubaté na primeira fase, 5 a 1 contra o Manthiqueira na segunda fase, 2 a 1 diante do Coritiba na terceira fase, 3 a 1 contra o Internacional nas oitavas de final e 2 a 1 diante do Flamengo nas quartas de final. O adversário agora é o Juventus, tradicionalmente chamado de "Moleque Travesso" por atrapalhar os planos dos grandes clubes do Estado. Pela quarta final seguida, Loss não quer saber de surpresas.
- Vamos ficar muito espertos com travessuras que podem acontecer. Eles são uma equipe perigosa, com a confiança muito alta. Como nós. Será um grande jogo.
Após a Copa São Paulo, Loss se tornará auxiliar técnico de Fabio Carille no time profissional. Em 2017, portanto, se despede do torneio pelo Corinthians.