O Corinthians viu dois jogadores surpreenderem neste início de temporada, durante a primeira fase do Paulistão. Após retornar de empréstimo do Fortaleza, Gustagol assumiu a titularidade e é o artilheiro da equipe em 2019, com oito gols. Outra boa novidade do Timão foi a volta por cima de Danilo Avelar, que é o vice-artilheiro, com quatro gols marcados.
Por outro lado, quatro jogadores decepcionaram neste início de temporada: Thiaguinho, Araos, André Luis e Gustavo Mosquito.
Thiaguinho terminou 2018 como titular da equipe comandada por Jair Ventura. Nesta temporada, porém, atuou em apenas três jogos, dois como titular. Sua última partida foi ainda no dia 30 de janeiro, na derrota por 2 a 0 para o Red Bull Brasil.
Araos, por sua vez, não conseguiu engrenar na equipe desde que foi contratado no ano passado. Elem atuou apenas três vezes, sendo duas como titular. O técnico Fábio Carille chegou a falar que o chileno teve poucas chances em sua posição preferida, como terceiro homem de meio de campo pela esquerda. Sua última partida foi no dia 10 de fevereiro, na derrota por 1 a 0 para o Novorizontino.
Já Gustavo Mosquito chegou ao Corinthians no fim do ano passado, mas só pôde ficar à disposição para os jogos deste ano. Ele atuou em seis partidas, sendo uma como titular, e chegou a ser elogiado. No entanto, perdeu espaço no elenco e atuou pela última vez no empate por 1 a 1 com o São Bento, no dia 2 de março.
Por fim, André Luis perdeu espaço após ter começado a temporada como titular. Contratado da Ponte Preta para este ano, ele atuou em apenas quatro partidas. Depois de um período sem ser até relacionado, voltou a ser utilizado por Carille no empate sem gols no clássico contra o Santos, no dia 10 de março.
ÚLTIMO A SER INSCRITO, DÍAZ NÃO ATUOU E SAIU
O atacante Sergio Díaz foi o último a ser inscrito na primeira fase do Paulistão, depois de Carille ter falado que errou ao deixar o paraguaio fora no início do campeonato. Porém, Díaz não teve chances de atuar no Estadual mesmo depois de ter sido relacionado no dia 20 de fevereiro. Ele participou de apenas dois jogos nesta temporada: empate por 1 a 1 com o Racing (ARG), pela Sul-Americana, e goleada por 4 a 2 sobre o Avenida, pela Copa do Brasil.
Nesta sexta-feira, deixou a lista de inscritos para a entrada de Régis, reforço cuja contratação foi pedida pelo técnico Fábio Carille.
TIME-BASE
Cássio, Michel Macedo (até Fagner voltar da Seleção Brasileira), Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza (Jadson); Pedrinho, Clayson e Gustagol (Boselli).