A quarentena e o isolamento, uma das maneiras mais eficazes de frear a disseminação do coronavírus, têm como consequência também a paralisação parcial do comércio e dos serviços, provocando um natural impacto para trabalhadores e empreendedores. Por isso, Corinthians busca promover uma ideia em seus canais oficiais: ajudar o comércio local, incentivando as pessoas a darem preferência aos pequenos negócios dos bairros.
O conceito de apoio aos comércio de bairro tem a ver com a capacidade e o fôlego que as grandes empresas têm para sobreviver a períodos de turbulência como os que estamos enfrentando. Com uma estrutura financeira sólida e por comprar em grandes quantidades, os negócios maiores têm também melhores condições de negociação com fornecedores e mais capital de giro para honrar compromissos e a folha de pagamento.
Ao apoiar o comércio dos bairros, o clube acredita que a população está colaborando também com a movimentação do ambiente de negócios nas cercanias de onde vive, impedindo o colapso total da atividade econômica e preservando empregos em um momento de crise em todo o mundo.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as microempresas representam 99% do total de negócios do país, 27% do PIB, 54% do emprego formal e 44% da massa salarial dos brasileiros. Baseado nesses números, o Timão pretende promover essa ação em seus canais oficiais durante o isolamento doméstico, mas pensando no depois da pandemia.