Após dois de folga, o elenco do Corinthians se reapresenta nesta terça-feira (13) para iniciar os trabalhos durante a Data Fifa. A pausa no calendário brasileiro é vista internamente como um ultimato para Vanderlei Luxemburgo aprimorar suas ideias e tentar melhorar a equipe, que está fora da Libertadores, flertando com o rebaixamento no Brasileirão e viva na Copa do Brasil.
+ Ruan Oliveira entra no segundo tempo e evita derrota do Corinthians contra o Cuiabá; veja notas
Até o clássico contra o Santos, na próxima semana, Luxemburgo terá sete dias de treinos no CT Joaquim Grava, e o LANCE! listou cinco pontos que o treinador corintiano precisa dar atenção para mudar completamente a temporada do Timão.
PADRÃO TÁTICO
Dos 12 jogos disputados por Luxemburgo até o momento, ele repetiu a escalação apenas duas vezes, contra o Atlético-MG e Independiente del Valle. O treinador começou no 4-3-3, testou o 4-4-2 e agora vem montando o time no 3-5-2.
A falta de padrão tático e a indefinição quanto aos 11 titulares está afetando a performance da equipe, e Luxa precisa escolher qual o esquema principal a ser trabalhado durante a Data Fifa.
CABEÇA FRIA
Das 12 partidas disputadas pelo Corinthians com Luxemburgo, o clube saiu atrás em 10 jogos. A última vez que o Timão venceu um duelo de virada foi no dia 4 de março, contra o Santo André, pela fase de grupos do Paulistão, por 3 a 1.
Ao contrário de seu principal rival, que reverte com facilidade uma desvantagem no placar, o Alvinegro não esboça poder de reação durante as partidas e fica entregue quando começa perdendo. Assim, trabalhar o aspecto mental é fundamental para uma virada de chave no elenco corintiano.
+ Timão se afasta do Z4? Veja tabela e os próximos jogos do Brasileirão
YURI ALBERTO
O camisa 9 vive seu maior jejum de gols pelo Corinthians e aparentemente está afobado e nervoso com a bola nos pés. Contra o Cuiabá, ele voltou a ser reserva e entrou no segundo tempo. A última vez que isso aconteceu foi quando ele desencantou e marcou seu único gol sob o comando de Luxemburgo, contra o Fortaleza.
O treinador não desistiu do centroavante e acredita no potencial de Yuri. Assim, uma conversa durante as sessões de treinamentos podem ajudar Yuri a retomar o bom futebol, tendo em vista que o camisa 9 foi o artilheiro do Timão no segundo semestre do ano passado.