A capa do LANCE! desta quinta-feira, com a musa do São Bernardo estampando a goleada do Corinthians sobre o clube do ABC, gerou polêmica. O movimento Toda Poderosa Corinthiana, que tem uma comunidade no Facebook, publicou uma nota criticando a edição. Confira abaixo:
"A capa do LANCE! desta quinta-feira, com a musa do São Bernardo ilustrando a goleada do Corinthians sobre o clube do ABC, gerou polêmica. O movimento Toda Poderosa Corinthiana, que tem uma comunidade no Facebook, publicou uma nota criticando a publicação. Confira abaixo:
"O Movimento Toda Poderosa Corinthiana vem às redes sociais para mostrar seu repúdio à capa do jornal esportivo Lance! de hoje, dia 24 de março. Entre tantos destaques do futebol na noite da quarta-feira, optou-se por expor, mais uma vez, a mulher de maneira sexualizada e objetificada.
O time de futebol feminino Corinthians Osasco Audax, jogando pelo campeonato brasileiro, levou mais de 8 mil pagantes para a partida contra o Iranduba, em Manaus, na Arena Amazônia. Público superior a diversos jogos do futebol masculino de grandes times pelos campeonatos estaduais. As meninas se mantêm invictas no torneio após o empate de 2x2 de ontem. A falta de apoio e patrocínio ao esporte feminino é, por diversas vezes, questionada pela imprensa e ainda mais reforçada em épocas como a que o Brasil passa, com a aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No entanto, essa mesma imprensa opta por reafirmar o estereótipo feminino no futebol: A mulher como mero enfeite sexual.
Esse tipo de manifestação por parte da mídia apenas ressalta uma dívida histórica da sociedade para com as mulheres, sejam elas torcedoras ou jogadoras, que por décadas foram tratadas como um “não público-alvo” do esporte, proibidas e boicotadas. Enquanto milhares de mulheres seguem seus times por paixão à camisa ou dedicam uma vida como profissionais em campo, é ainda preciso diariamente fazer mais: lutar contra o machismo e a invisibilidade seletiva.
Também ontem, o Corinthians venceu por 3x0 o São Bernardo, reafirmando sua boa campanha no Campeonato Paulista e sua liderança do grupo D. Cerca de 7 mil torcedores – público também inferior à partida feminina em Manaus - estiveram no estádio: homens e mulheres acompanharam a vitória do Timão, além de esperar, por 22 minutos, a falha de energia. Problemas de infraestrutura nos campeonatos estatuais também são comuns no país.
Nenhum desses assuntos mereceu o destaque da capa do Lance! desta quinta. Nenhum desses assuntos parecia ser relevante para o esporte no país. Nenhum desses assuntos agregaria mais para a discussão esportiva do que um corpo feminino.
Acreditar que essa capa pode oferecer representatividade para as mulheres no futebol é reforçar estereótipos apenas sob a ótica masculina e ignorar o esforço de tantas vozes. Representatividade, para nós, extrapola sim as quatro linhas, mas jamais caberá dentro de um sutiã.
MOVIMENTO TODA PODEROSA CORINTHIANA
#AcordaLance #RepudioaoLance #mtpc #EmpoderamentoDasArquibancadas"