Por estratégia ou por acaso, o Patriotas explorou as principais deficiências do Corinthians e quase conseguiu uma vitória no jogo de abertura da segunda fase da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira. Quase... Com gol de Balbuena aos 47 minutos do segundo tempo, o Timão arrancou empate por 1 a 1 e ampliou sua sequência de invencibilidade para 24 partidas, a sexta maior série em 106 anos de história do clube.
Com cinco mudanças em relação ao time que venceu o Grêmio no fim de semana e quatro em relação à formação considera ideal atualmente, o Corinthians até criou a primeira boa chance da partida, quando Rodriguinho tocou para Kazim, que serviu Romero livre pela direita. O paraguaio fintou e bateu para boa defesa de Villete. Poucos minutos depois, no entanto, o Patriotas foi quem saiu na frente do placar.
Em todo o primeiro tempo, o time colombiano apostou na amplitude, com pontas bem abertos explorando as costas de Fagner e Moisés, que substituía Guilherme Arana. Enquanto o Timão sofria para criar por uma série de razões (gramado irregular, time cansado, falta de atitude e até a altitude), o Patriotas levou a melhor com Mosquera pela direita do ataque e o cruzamento sobrou para Gomez, que bateu para desvio de Fagner antes de a bola enganar Balbuena e Fagner. Bola aérea e rebote: é ali que o Corinthians sofre.
O Patriotas voltou para a etapa complementar marcando pressão na defesa corintiana e até criou chances, como no cabeceio de Robayo na trave e em contra-ataques de Rodriguez e Murillo. O Timão reagiu, teve oportunidade com Fagner em cobrança de falta, testou alternativas, como Giovanni Augusto, Clayton e Fellipe Bastos, que vinham jogando pouco, e até arriscou um voleio de Romero pela linha de fundo aos 43.
Parecia que não era noite de Corinthians, mas Balbuena foi para a área resolver. Ele iniciou a jogada pouco à frente da intermediária, tocou para Fagner e recebeu o cruzamento certinho. Um cabeceio perfeito, sem chances para Villete, e o Timão arrancou o empate.
A decisão da vaga nas oitavas de final da Sul-Americana será na Arena Corinthians, em 26 de julho. Pelo visto, a invencibilidade vai durar até lá!
FICHA TÉCNICA
PATRIOTAS (COL) 1 X 1 CORINTHIANS
Local: La Independencia, em em Tunja (COL)
Data-hora: 28/6/2017 (quarta-feira), às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Ibargüen, Carreño e Carlos Rodríguez (PAT); Fagner (COR)
Gols: Mauricio Gómez 30' 1ºT (1-0); Balbuena 47' 2ºT (1-1)
PATRIOTAS: Villete, Pretel (Jesús Murillo 32' 2ºT), Arboleda, Cabezas e Niko Carreño; Larry Vásquez, Robayo, Mosquera, Omar Vázquez e Maurício Gómez (Carlos Rodríguez 34' 2ºT); Ibargüen (Valoyes 17' 2ºT). Técnico: Diego Corredor.
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel (Clayton 30' 2ºT), Camacho (Fellipe Bastos 38' 2ºT), Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto 20' 2ºT), Rodriguinho e Romero; Kazim. Técnico: Fábio Carille.