O meia Matheus Pereira, de 18 anos, já tem um acordo para se transferir para a Juventus (ITA) no meio do ano. Dono de 5% dos direitos econômicos do atleta, o Corinthians não fez muito esforço para segurar o jogador e recusou oferta para aumentar o percentual que detém dele.
Ao receber a oferta dos italianos de cerca de 2 milhões de euros (R$ 8,1 milhões), o empresário Fernando Garcia ofereceu ao Timão a possibilidade de igualar a proposta e ficar com 42,5% dos direitos que ele possui – o restante é dividido entre sócios do agente. Neste cenário, o clube pagaria cerca de 950 mil euros e teria quase metade dos direitos econômicos do garoto. A diretoria não quis.
Em 2014, o Corinthians cedeu 30% de Matheus Pereira à Garcia em operação para quitar uma dívida relativa ao volante Ralf. As mesmas fatias dos jovens Guilherme Arana e Malcom também entraram no “pacote”.
Pirulão, como Matheus Pereira é apelidado, gera divergências internas no Parque São Jorge. Embora seja visto como muito habilidoso, ele desagrada dirigentes e membros da comissão técnica por seu estilo de jogo. Além disso, o pênalti perdido na final da Copa São Paulo deste ano, quando tentou dar uma cavadinha, foi alvo de muitas críticas.
O jovem não está inscrito no Paulistão, mas sim na Libertadores. Contudo, não fez nenhum jogo em 2016 e nem sequer tem ficado na reserva.