O que pode mudar na Copa do Brasil com as ações de Vasco e Corinthians no STJD?

Órgão vai julgar a troca de datas da Copa do Brasil nesta sexta-feira

Escrito por

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta sexta-feira (11) os pedidos de Vasco e Corinthians, que questionam a mudança nas datas das semifinais da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia alterado o calendário a pedido de Atlético-MG e Flamengo, adversários dos clubes, justificando o grande número de desfalques provocados pela Data Fifa.

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

Assita aos confrontos da Copa do Brasil DE GRAÇA no Prime Video e aproveite o pós com muita música! Garanta 4 meses grátis no Amazon Music Unlimited e ouça playlists e músicas exclusivas!

Essa alteração, que inverteu os dias dos jogos da Copa do Brasil com o Campeonato Brasileiro, foi aprovada antes das partidas de ida. Segundo fontes ouvidas pelo Lance!, o STJD já analisou casos semelhantes, mas o Regulamento Geral de Competições (RGC) concede à CBF o poder de ajustar o calendário.

Especialistas consultados pela reportagem indicam que, com a prerrogativa da CBF prevista no regulamento, a tendência é que o tribunal mantenha a alteração. No julgamento, o STJD vai avaliar as argumentações dos clubes e o RGC para emitir a decisão.

➡️ Justiça bloqueia R$ 33,4 milhões do Corinthians após derrota para empresário de Cássio

O Corinthians alega que a mudança compromete a isonomia da competição e desrespeita o regulamento, além de destacar que apenas as equipes mandantes ou o detentor dos direitos de transmissão poderiam solicitar a troca de datas. Em nota oficial, o clube reforçou a necessidade de que as decisões sigam o que foi acordado, em prol de um futebol justo e transparente.

- Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas - afirmou o Corinthians.

Nos jogos de ida, no dia 2 de outubro, o Atlético-MG venceu o Vasco por 2 x 1 e o Flamengo fez 1 a 0 no Corinthians. As partidas de volta estão marcadas para o final de semana depois da Data Fifa: dia 19 de outubro, jogam Vasco e Atlético-MG e no dia 20, Corinthians x Flamengo.

Siga o Lance! no Google News