Mesmo com a temporada de 2022 no fim, o Corinthians já pensa no seu futebol no ano que vem. Algumas reuniões de planejamento já foram feitas, mas o clube alvinegro ainda não foi ativamente ao mercado. Ainda assim, a direção corintiana trabalha com duas prioridades para o ano que vem, ambas para o setor ofensivo: as contratações de Pedro Raul e Yuri Alberto.
+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão
O primeiro faz uma grande temporada pelo Goiás e tem 17 gols marcados neste Campeonato Brasileiro - vice-artilheiro da competição, atrás somente de Germán Cano, do Fluminense. No entanto, o centroavante pertence ao Kashiwa Reysol, do Japão, que utilizará a boa fase do atleta para tentar negociá-lo.
Diversos clubes do Brasil já fizeram consultas pelo atacante, entre eles o Timão, e a informação passada pelos japoneses é que o valor de Pedro Raul está na casa de 3 milhões de dólares (R$ 15,4 milhões, na cotação atual). O Corinthians não entende que as cifras são altas, principalmente porque envolve um atleta de ataque em uma idade (25) em que pode se pensar em vender após algum tempo.
O ponto que assusta a direção corintiana é a concorrência. Se mais de uma equipe entender que o preço cobrado por Pedro é razoável, a competição passará a ser sobre quem pagará o salário mais alto. Nessa situação, a diretoria corintiana se vê em desvantagem em possíveis competições com clubes como Atlético-MG, Flamengo e até mesmo Botafogo, que é um dos ‘novos ricos’ do futebol brasileiro, e sinalizaram interesse em Raul. De todas as formas, o Timão está bastante confiante que pode vencer essa disputa.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos
No caso de Yuri Alberto, a engenharia financeira é mais complexa. O centroavante está emprestado pelo Zenit, da Rússia, ao Coringão até o meio do ano que vem e tem a opção de compra fixada em 25 milhões de euros (R$ 127,2 milhões, na cotação atual). A diretoria corintiana estuda abater o valor cedendo o goleiro Ivan e o atacante Gustavo Mantuan ao clube russo.
A dupla está emprestada ao time europeu, e as chances deles quererem é grande, principalmente Mantuan, que tem se destacado. Mesmo com Gustavo sendo jovem, o fato dele ter passado por duas cirurgias no joelho pesa para que o Timão não faça muito esforço para ganhar mais ou até mesmo que ele volte.
Já há discussões entre os departamentos de futebol e financeiro em busca de criar estratégias para que o Timão compre Yuri Alberto em definitivo no ano que vem. Isso é tratado, inclusive, como prioridade do clube na montagem do elenco para 2023.