O Corinthians já tem garantido para 2016 o primeiro reforço para o ataque. Não se trata, porém, de nenhuma contratação. Luciano está recuperado após cirurgia no joelho direito em agosto e integrará a comitiva alvinegra que irá para os Estados Unidos em janeiro para pré-temporada.
O jogador de 22 anos vinha em grande fase até romper o ligamento cruzado. Após três meses e meio de tratamento, ele vê sua recuperação ir muito bem, a ponto de conseguir até curtir as férias junto da família, em Goiás. Contudo, Luciano ainda precisa de cuidados especiais.
– Passamos orientações para que ele siga fazendo um trabalho de fortalecimento muscular em dezembro, para que se reapresente em condições de viajar e, então, trabalhar de novo com bola. Ele já está em fase final de tratamento, vai conosco aos Estados Unidos – disse, ao LANCE!, o médico corintiano Julio Stancati.
O fato de Luciano estar com o elenco que disputará a Florida Cup e o amistoso contra o Fort Lauderdale Strikers, nos Estados Unidos, não significa que ele retornará aos gramados já em janeiro. A comissão técnica acredita que primeiro terá de recondicionar o atleta fisicamente. Após readquirir fôlego, resistência e agilidade, ele fará trabalhos mais simples com bola e só depois estará liberado para atuar.
– A princípio, ele não deve disputar os amistosos. Pode ser que mude. A tendência é que não atue antes do Paulistão – comentou Stancati.
Independentemente disso, Luciano já comemora a breve recuperação e projeta a volta aos campos.
– Coloquei isso como meta logo nas primeiras semanas de fisioterapia. Considero essa recuperação uma conquista pessoal. Claro que é só uma etapa, mas é importante. Mostra que o trabalho em grupo e os objetivos são fundamentais – disse o atacante, ao LANCE!.
O retorno de Luciano é um alento à diretoria e à comissão técnica do Corinthians, que vêem necessidade de reforçar o ataque. Mesmo assim, o Timão deve seguir no mercado atrás de contratações. A prioridade é buscar um reserva para Vagner Love, e André, do Atlético-MG, segue como o preferido.
Bate-bola com Luciano, atacante do Timão, ao LANCE!:
Como está o tratamento nas férias? Qual é a programação?
Não parou. Estou fazendo fortalecimento aqui na minha cidade. Meus amigos estão me acompanhando (risos). Mas é tudo de acordo com uma programação especial que eu peguei com o departamento médico antes de sair de férias. Posso dizer que algumas horas do meu dia são para isso.
Acredita que será possível voltar a jogar já nos Estados Unidos?
Eu vou lá fazer a reta final da recuperação e pegar a pré-temporada com o elenco, sentir aquele clima, enfim... Não devo jogar na Flórida Cup, talvez ao longo do Paulista. A evolução está muito boa, mas a lesão é delicada. Não queremos pular etapas.
E fora dos campos, consegue fazer tudo com naturalidade? Ainda sente dor no joelho operado?
Já faz um tempo que consigo realizar todas as atividades normalmente. Depois de duas semanas já estava dirigindo até. Não sinto dores. Só tenho a agradecer a Deus por isso.
Acredita que a concorrência com o Vagner Love ficou ainda mais difícil após essa reta final do Brasileiro, na qual ele foi muito bem?
A concorrência no Corinthians é sempre difícil. Aqui nós trabalhamos sempre no nível máximo. Ninguém tem vida fácil. O importante é sempre ter uma disputar saudável e que vai ajudar o coletivo. Assim como quando chegou meu momento ele me deu muita força, agora eu vou apoiá-lo.
Crê que ainda tem chances de ser convocado para a Olimpíada?
Esse é um sonho. A lesão deixou um pouco mas distante. Mas confesso que penso nisso todo dia desde que operei.
Qual o maior sonho para 2016?
Tenho muitos. Mas o primeiro é voltar para o campo e sentir aquela energia, o apoio dos companheiros, a torcida...