Próximo de feito histórico com a Albânia, entenda por que Sylvinho saiu ‘chutado’ do Corinthians

Próximo de levar a Albânia para a Eurocopa, Sylvinho foi demitido pela diretoria do Timão com menos de 50% de aproveitamento

imagem cameraSylvinho foi demitido pelo Timão no começo de 2022 (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Captura-de-Tela-2023-11-29-as-1-6-aspect-ratio-1024-1024
Rafael Marson
São Paulo (SP)
Dia 13/10/2023
17:57
Compartilhar

Sylvinho está conseguindo mudar o rumo de sua carreira. Após deixar o Corinthians no início de 2022 sob fortes críticas da torcida, o treinador está prestes a classificar a Albânia, seleção de pouca expressão no cenário europeu, para sua segunda participação na história da Eurocopa.

+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

O ex-jogador do Timão comandou o Alvinegro entre a metade de 2021 e o início de 2022, acumulando 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Ele classificou o Corinthians à fase de grupos da Libertadores, mas deixou o clube com 48,06% de aproveitamento.

Desde sua chegada até o momento da demissão, Sylvinho nunca foi unanimidade entre os torcedores, tendo seu trabalho questionado com frequência pela torcida. Abaixo, o Lance! lista os problemas no trabalho de Sylvinho pelo Timão.

ELIMINAÇÃO PRECOCE

O começo de Sylvinho no Corinthians não foi animador. O treinador perdeu os dois primeiros jogos no comando da equipe, sendo eliminado pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil. Assim, a torcida já passou a questionar as escolhas do treinador na equipe titular.

MUDANÇAS NA EQUIPE E SISTEMA DE JOGO

Adepto de um estilo de jogo defensivo, Sylvinho focou em montar um time sólido na defesa, mas não conseguiu resolver os problemas ofensivos, deixando o ataque corintiano estagnado, especialmente após as chegadas de Giuliano, Róger Guedes, Renato Augusto e Willian.

Sem apresentar variação tática, o treinador foi muito criticado pela mudança tática com Fagner. O lateral era uma das principais armas ofensivas do Timão, mas Sylvinho deixou o camisa 23 com mais funções defensivas, limitando a presença do lateral no ataque.

Fagner caiu de rendimento com Sylvinho (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

POSTURA

Um dos motivos para a reprovação por parte da torcida corintiana com Sylvinho era uma suposta demora do treinador para fazer substituições durante as partidas ou até mesmo o número de alterações, considerado baixo por muitos em algumas ocasiões. Além disso, a Fiel prefere o estilo de treinador pulsante, que vibra e joga junto com a equipe, e Sylvinho não apresentou tais características durante sua passagem pelo Timão.

+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF

ENTREVISTAS

Atrelado aos fatores citados anteriormente, Sylvinho conviveu constantemente com vaias das arquibancadas, e as críticas eram potencializadas após as coletivas do treinador. Na maioria do tempo ele tinha avaliações positivas sobre seu trabalho e os resultados da equipe, especialmente após empates ou derrotas. Além disso, Sylvinho adotou postura combativa com a imprensa, especialmente durante a reta final de seu trabalho.

Entrevistas de Sylvinho não caíram bem com a Fiel (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Siga o Lance! no Google News