Quantas vezes o Corinthians foi campeão brasileiro? Quando foi a última vez?

Alvinegro do Parque São Jorge soma sete títulos, é o terceiro que mais levantou a taça

Escrito por

Mais uma vez, o Corinthians levantou a taça do Brasileirão. Em pleno feriado de Proclamação da República, o Alvinegro conquistou o sétimo Campeonato Brasileiro de sua história, com três rodadas de antecedência. Com a conquista, o Timão se isolou como o maior campeão na era dos pontos corridos, com quatro taças (2005, 2011, 2015 e 2017). A campanha do time de Jô, Rodriguinho e Cássio foi ótima desde o começo.

+Fim da linha! Corinthians demite o técnico Vanderlei Luxemburgo

O Timão estreou com empate de 1 a 1 com a Chapecoense na Arena Corinthians. Na segunda rodada, a primeira vitória foi sobre o Vitória, com a coincidência da ironia, por 1 a 0 na Fonte Nova. O time se tornou líder a partir da quinta rodada, quando goleou por 5 a 2 o Vasco em pleno São Januário, Dali para a frente, ninguém mais o alcançou, passou 20 rodadas sem perder, com 17 vitórias e três empates. Entre os resultados mais importantes, as vitórias 1 a 0 sobre o Grêmio em Porto Alegre, na décima rodada, e por 2 a 0 sobre o Palmeiras no Allianz Parque, na 13ª partida

Mesmo assim, no começo do segundo turno a conquista chegou a ficar em dúvida. Depois de conhecer as primeiras derrotas, por 1 a 0 para o Vitória e para o Atlético-GO, ambas em casa na 21ª e 22ª rodadas, o Corinthians viu o Palmeiras encurtar a distância para apenas cinco pontos. Mas no clássico, na 32ª rodada, o Alvinegro se impôs, vencendo por 3 a 2 e dando um passo fundamental rumo ao título. A conquista foi sacramentada na partida contra o Fluminense, na Arena Corinthians pela 35ª rodada, pelo placar de 3 a 1. O Timão encerrou o Brasileirão com o heptacampeonato, marcando 72 pontos em 38 partidas, sendo 21 vitórias, nove empates e oito derrotas. Foram nove pontos de vantagem sobre o vice Palmeiras e o terceiro colocado Santos.

Campanha
38 jogos (21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas)
50 gols marcados
30 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Corinthians 3 x 1 Fluminense
Campeonato Brasileiro - 2017 (35ª rodada)

Data: 15/11/2017
Local: Neo Química Arena, São Paulo-SP
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Público: 46.189 pessoas

Time da conquista do Brasileirão de 2017 (Foto: Reprodução)



O Lance! te convida a viajar pelos outros 6 Brasileiros vencidos pelo Timão, tem uma campanha que é histórica, confira:



CAMPEONATO BRASILEIRO - 1990

A temporada de 1990 está marcada na história do Sport Club Corinthians Paulista. Naquele ano, o Timão conquistou o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro. Depois de uma primeira fase instável, que teve até troca de treinador, o Alvinegro cresceu na reta final e levantou o caneco após bater o São Paulo na grande decisão. No dia 13 de dezembro de 1990, com 85.463 torcedores no Morumbi, Corinthians e São Paulo fizeram a primeira final. o Alvinegro saiu na frente no confronto: 1 a 0. Três dias depois, em 16 de dezembro, Timão e Tricolor voltaram a se enfrentar pela segunda e decisiva partida. Mais de 100 mil torcedores compareceram ao estádio do Morumbi e para delírio da Fiel, se repetiu a mesma vitória da partida anterior 1 a 0, com gol de Tupãzinho aos nove minutos do segundo tempo.

Campanha
Jogos 25 (12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas)
23 gols marcados
20 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Corinthians 1 x 0 São Paulo

Campeonato Brasileiro - Final (2º jogo)
Data: 16/12/1990
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Árbitro: Edmundo Lima Filho (SP)
Público: 100.858 pessoas

Corinthians: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei, Jacenir, Márcio, WIlson Mano, Tupãzinho, Neto (Ezequiel), Fabinho e Mauro (Paulo Sérgio).
Técnico: Nelsinho Baptista

São Paulo: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ivan, Leonardo, Flávio, Bernardo, Rai (Marcelo), Mário Tilico (Zé Teodoro), Eliel e Elivélton.
Técnico: Telê Santana

Time da primeira conquista do Brasileirão do Corinthians em 1990 (Foto: Reprodução)


CAMPEONATO BRASILEIRO - 1998

23 de dezembro de 1998. Após longos 8 anos de espera, o Timão voltou a comemorar o título do Brasileirão. Após 2 empates nos dois primeiro jogos, o Corinthians entra em campo precisando apenas de mais um empate. Morumbi lotado. No primeiro tempo, apenas um 0 x 0. O segundo tempo começa com a entrada do pé-quente Dinei, que havia participado de todos os gols do Corinthians nos dois primeiros jogos. E voltaria a ser decisivo: aos 25 minutos, dá um maravilhoso passe para Edílson abrir o placar. Festa corintiana no Morumbi! Mas ainda não havia acabado. Aos 36 minutos, ele, Dinei, cruza na cabeça de Marcelinho, que faz 2 a 0 e acaba com o sonho do Cruzeiro. O Corinthians é Bicampeão Brasileiro!

Campanha
Jogos 32 (18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas)
57 gols marcados
38 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Corinthians 2 x 0 Cruzeiro

Campeonato Brasileiro - Final (3º Jogo)
Data: 23/12/1998
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Público: 57.230 pessoas

Corinthians: Nei, Índio, Batata (Cris), Gamarra e Silvinho; Ricardinho (Amaral), Vampeta, Rincón e Marcelinho; Edílson e Mirandinha. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro: Dida, Gustavo (Alex Alves), Marcelo, João Carlos e Gilberto; Valdir (Marcelo Ramos), Ricardinho (Caio), Valdo e Djair; Muller e Fábio Júnior. Técnico: Levir Culpi.

Time da conquista do Brasileirão de 1998 (Foto: Reprodução)


CAMPEONATO BRASILEIRO - 1999

No dia 22 de dezembro de 1999, a fiel assistiu a uma das finais mais dramáticas e cardíacas dos últimos tempos. O adversário foi o Atlético-MG, que veio pra São Paulo disposto a tirar o título do Timão. No primeiro tempo, nada de gols, apesar de ter apresentado boas chances para ambos os lados. Enquanto Guilherme levava perigo para o gol do Timão, Marcelinho cobrava faltas com perigo e, uma delas, bate na trave e sai. Termina o primeiro tempo. O Atlético volta para 45 minutos finais disposto a marcar um gol e levar o título. Só que se esqueceu de que estava jogando com o Timão, que armou uma defesa sólida para impedir qualquer desgraça. E deu certo. Aos 47 minutos e meio, o juiz Carlos Eugênio Simon apita o fim de jogo. Timão, Tricampeão do Brasileirão! E novamente em cima de um clube mineiro.

Campanha
Jogos 29 (18 vitórias, 5 empates e 6 derrotas)
61 gols marcados
38 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Campeonato Brasileiro - Final (3º Jogo)
Local:
 Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Data: 22/12/1999
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Público: 57.000 pessoas

Corinthians:  Dida, Índio, Márcio Costa, João Carlos e Kléber; Gilmar (Edu), Rincón, Vampeta (Marcos Senna) e Ricardinho; Edílson e Marcelinho (Dinei). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético-MG: Velloso, Bruno, Cláudio, Caçapa, Galván e Ronildo; Gallo, Valdir (Mancini), Belleti e Robert (Adriano); Lincoln (Hernani) e Guilherme. Técnico: Humberto Ramos

Time da conquista do Brasileirão de 1999 (Foto: Reprodução)


CAMPEONATO BRASILEIRO - 2005

O Brasileirão de 2005 foi um dos mais emocionantes, polêmicos e manchados da história. Em campo, 22 equipes repetiram o regulamento de pontos corridos. Fora dele, a Máfia do Apito abalou com as estruturas do futebol nacional. Durante o campeonato, o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados dos jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais. Em uma decisão polêmica e inédita em toda a história do futebol, o STJD determinou a anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro envolvido nas acusações. Estes jogos alteraram toda a configuração final da tabela de classificação. Sem a anulação, o Internacional teria quebrado 26 anos de jejum de títulos brasileiros. Com a anulação, o Corinthians terminou como tetracampeão. E com uma equipe com Tevez, Mascherano e Nilmar não poderia ser diferente. Antes da confirmação do título, o Corinthians ainda protagonizou dois jogos históricos no estádio em que era mandante: a goleada por 7 a 1 sobre o Santos na 37ª rodada, e o empate em 1 a 1 com o Internacional na 40ª rodada. Esta partida foi considerada a final do campeonato, e também teve a sua polêmica, o pênalti que Fábio Costa teria cometido sobre o volante Tinga, mas que o árbitro não marcou, e ainda expulsou o colorado. O tetra corinthiano aconteceu na última rodada, na derrota para o Goiás por 3 a 2 no Serra Dourada. O Internacional também perdeu seu jogo (1 a 0 para o já rebaixado Coritiba), e a combinação de resultados permitiu a festa do Corinthians pelo título, apesar de toda a turbulência.

Campanha
42 jogos (24 vitórias, 9 empates e 9 derrotas)
87 gols marcados
59 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Goiás 3 x 2 Corinthians

Campeonato Brasileiro - (42ª rodada)
Data: 04/12/2005
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia-GO
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Público: 43.000 pessoas

Goiás: Harley; Rafael Dias, Aldo (Romerito), André Leone, Paulo Baier, Cléber, Cléber Gaúcho, Rodrigo Tabata (Danilo Portugal), Jadílson, Souza e Roni (Dodó). Técnico: Geninho.

Corinthians:  Fábio Costa; Marcelo Mattos, Marinho, Wendel, Coelho (Edson Sitta), Bruno Otávio, Rosinei Adolfo, Gustavo Nery, Carlos Alberto (Wescley), Nilmar (Jô) e Carlos Tévez. Técnico: Antônio Lopes.

Time da conquista do Brasileirão de 2005 (Foto: Reprodução)



CAMPEONATO BRASILEIRO - 2011

4 de dezembro de 2011. O dia amanhece triste para a Fiel. Sócrates, um dos maiores (senão o maior) ídolos da história do Corinthians, falece em São Paulo, vítima de infecção de origem intestinal, após passar alguns meses lutando contra uma cirrose. O Corinthians entra em campo no Pacaembu contra o Palmeiras para conquistar o seu 5º título do Brasileirão e concretizar o desejo (que virou profecia) de Sócrates, proferido ainda em 1983: "Quero morrer em um domingo e com o Corinthians Campeão". Durante o minuto de silêncio, uma homenagem mais do que merecida: jogadores (só do Corinthians) e torcedores erguem os braços e cerram os punhos para homenagear o Doutor pelo seu gesto imortal. Ao Timão, bastava um empate. Se perdesse, deveria torcer para que o Vasco não ganhasse do Flamengo, no Rio. O jogo foi truncado e nervoso do início ao fim. Aos 29 do primeiro tempo, o Pacaembu fica mais tenso: gol do Vasco no Rio. Na segunda etapa, o Timão volta melhor e busca o gol que afastaria de vez qualquer ameaça. O Corinthians não marcou, mas o Flamengo fez, aos 9 do segundo tempo. E ficou nisso... Corinthians! Penta Campeão Brasileiro!

Campanha
Jogos 38 (21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas)
52 gols marcados
36 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Corinthians 0 x 0 Palmeiras

Campeonato Brasileiro - (38ª rodada)
Data: 04/12/2011
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo-SP
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Público: 36.708 pessoas

Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Wallace e Alex; Willian (Chicão), Jorge Henrique (Moradei) e Liedson. Técnico: Tite

Palmeiras: Deola; Cicinho (Maikon Leite), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Vitor) e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Time da conquista do Brasileirão de 2011 (Foto: Reprodução)


CAMPEONATO BRASILEIRO - 2015

Demorou, mas o dia 19 chegou. Em São Januário, o Corinthians entra em campo para conquistar o Hexacampeonato. Ganhando, o título estaria garantido. Empatando ou perdendo, restava torcer para o Atlético não vencer o São Paulo. Como o Vasco jogaria de branco, e o Corinthians não queria ser campeão vestindo laranja (a nova terceira camisa), o Corinthians ressuscitou o uniforme listrado (cá entre nós, o mais lindo de todos!) que não era mais usado. O primeiro tempo foi morno e nenhuma equipe chegou com grande perigo ao gol, deixando o placar como começou. No Morumbi, idem. No segundo tempo, enquanto o jogo melhorava, o Atlético abria o placar contra o São Paulo. Isso exigia uma vitória do Corinthians. Logo em seguida, o São Paulo empata. O título novamente era do Timão. Mas por pouco tempo. O Galo faz 2 a 1. O Corinthians não era mais campeão. Três minutos depois, o São Paulo empata. O Coringão era campeão de novo! Porém, aos 26 minutos, o Vasco abre o placar. No Morumbi, o São Paulo virava o jogo e deixava o Galo mais longe do título. Mas não era legal ser campeão perdendo, né? Aos 36 minutos, Edílson cruza, Lucca escora para o meio da área e Vagner Love cabeceia para o fundo do gol! O Galo toma outro gol e o hexacampeonato estava oficialmente conquistado!

Campanha
Jogos: 38 (24 vitórias, 9 empates e 5 derrotas)
71 gols marcados
31 gols sofridos

JOGO DECISIVO
Vasco 1 x 1 Corinthians

Campeonato Brasileiro - (35ª rodada)
Local: São Januário, Rio de Janeiro-RJ
Data: 19/11/2015
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Público: 17.225 pessoas

Vasco: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio César; Diguinho (Rafael Vaz), Serginho, Andrezinho e Nenê; Rafael Silva (Jorge Henrique) e Riascos (Eder Luis). Técnico: Jorginho

Corinthians: Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf (Bruno Henrique), Elias (Lucca), Jadson, Renato Augusto (Rodriguinho) e Malcom; Vagner Love. Técnico: Tite

Time da conquista do Brasileirão de 2015 (Foto: Reprodução)



Estagiário sob supervisão de Vinicius Perazzini*

Siga o Lance! no Google News