Ramón Díaz volta às raízes para salvar o Corinthians em clássico

Treinador recuperou formação que usou em seu início no Timão

imagem cameraRamón Díaz promoveu o 3-5-2 no Corinthians (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
Avatar
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 07/02/2025
07:15
Atualizado há 3 minutos
Compartilhar

O Corinthians empatou com o Palmeiras por 1 a 1, no Allianz Parque, nesta quinta-feira (6), pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Maurício abriu o placar para o Verdão, enquanto Yuri Alberto empatou para o Timão. Nos acréscimos, Hugo Souza ainda defendeu um pênalti batido por Estêvão.

➡️Ramón Díaz minimiza atuação do Corinthians e aponta Libertadores como prioridade

A defesa do goleiro deixou um "gosto de vitória" ao torcedor corintiano, mas a partida foi complicada. O Palmeiras finalizou 24 vezes no jogo, contra quatro chutes do Timão. Na primeira etapa, o Verdão já tinha finalizado sete vezes em 17 minutos contra apenas uma finalização do clube alvinegro.

Uma decisão de Ramón Díaz na partida, que remeteu ao seu início no Timão, mudou a rota do Corinthians no duelo. O técnico começou o jogo com o tradicional 4-4-2, com um losango no meio formado por Raniele, Alex Santana, André Carrillo e Igor Coronado.

Diante da pressão palmeirense, aos 30 minutos, Ramón Díaz colocou Raniele entre os zagueiros André Ramalho e Cacá, deslocando Igor Coronado para a esquerda e formando um 3-5-2. O esquema tático foi bastante utilizado pelo treinador na época de sua chegada ao Corinthians.

Após ter mudado o esquema tático, o Timão se recuperou na partida. Aos 43 minutos, Memphis roubou a bola de Richard Ríos e serviu Yuri Alberto, que finalizou sem chances para Weverton. Uma reviravolta em uma atuação abaixo da média do Corinthians.

Na segunda etapa, o treinador colocou o zagueiro João Pedro Tchoca no lugar de Alex Santana, concretizando a mudança tática. Após o confronto, Emiliano Díaz explicou a decisão.

— Queríamos atacar o Palmeiras mais por fora com três zagueiros, os laterais são fortes por fora — explicou o argentino.

Treinador fez mudança decisiva no Dérbi (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

De volta para o futuro?

Em julho, quando o treinador era recém-chegado ao Timão, Ramón Díaz conquistou a primeira vitória do Corinthians fora de casa no último Brasileirão. O argentino escalou a equipe com três zagueiros: André Ramalho, Cacá e Félix Torres. Naquela partida, o clube alvinegro venceu por 1 a 0, com gol do Romero.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

A sequência de nove vitórias do Corinthians foi com o losango e o 4-4-2, mas a mudança no Dérbi pode indicar uma mudança tática importante para o trabalho de Ramón Díaz na temporada.

Siga o Lance! no Google News