Na estreia de Vítor Pereira na Arena, Corinthians goleia e coloca a Ponte Preta na roda
Timão não tomou conhecimento da Macaca e garantiu o resultado ainda no primeiro tempo, abrindo 3 a 0 nessa etapa; equipe agora pensa no Dérbi contra o Palmeiras
- Matéria
- Mais Notícias
Uma das melhores apresentações do Corinthians nos últimos anos. No primeiro jogo sob o comando do técnico Vítor Pereira na Neo Química Arena, o Timão não tomou conhecimento da Ponte Preta e goleou a Macaca por 5 a 0, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.
Ao fim do primeiro tempo, o clube alvinegro já vencia por 3 a 0, com gols de Renato Augusto, Paulinho e Gustavo Mosquito. No segundo, Adson e Mantuan, que saíram do bando de reservas, fecharam o placar. Com o resultado, a Ponte Preta fica em situação muito delicada na luta por fugir do rebaixamento no Paulistão.
Relacionadas
> TABELA - Confira e simule os próximos jogos do Campeonato Paulista
> GALERIA - Veja jogadores emprestados que ainda são do seu clube
MOSQUITO TITULAR
Existia a expectativa de o técnico Vítor Pereira fazer algumas mudanças no time titular em relação àquele que perdeu o clássico contra o São Paulo, no último fim de semana. Mas o treinador português fez apenas uma alteração, com a entrada de Gustavo Mosquito no lugar de Giuliano, justamente para dar mais velocidade ao comando ofensivo corintiano. O que deu certo.
NA VELOCIDADE DO INSETO
Mosquito iniciou a partida indo para cima da defesa ponte-pretana, com muita liberdade pelo lado direito, caindo para dentro, e logo aos nove minutos deixou dois atletas da Macaca para trás, foi desarmado e a bola sobrou para Renato Augusto finalizar sem muita força para a defesa do goleiro adversário.
RENATO NÃO ERRA DUAS VEZES
Mas Renato Augusto não costuma errar a sua chapada na entrada da área. Em uma jogada parecida à anterior, o camisa 8 deu um tapa daqueles que só ele faz no canto esquerdo da meta ponte e abriu o placar.
PONTE RESPONDE
Três minutos depois de sofrer o gol, a Ponte Preta criou a sua única oportunidade na etapa inicial. O zagueiro João Victor saiu jogando errado, a Macaca retomou a posse de bola, Ribamar ganhou na corrida de Gil, driblou Cássio, mas perdeu o ângulo e finalizou para fora.
CORINTHIANS CONTROLA O JOGO
Após o susto da Ponte Preta, o Corinthians manteve as ações controladas, sem criar grandes chances, mas sempre tendo a bola do meio-campo para frente e sem deixar a equipe de Campinas criar grandes chances de gols.
Durante a etapa inicial houve muitas informações quanto a atuação do árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que deixou de marcar algumas faltas, que eram assinaldas para a Ponte.
Houve muitos xingamentos a Luiz Flávio também vindo das arquibancadas.
Outro fato relevante no período foi a entrada de Cantillo no lugar de Du Queiroz, que havia recebido um cartão amarelo logo aos quatro minutos de jogo e também havia cometido faltas.
TIMÃO ON FIRE
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians foi pra cima. Em quatro minutos o time marcou dois gols.
Primeiro, aos 43 minutos, com Cantillo, que havia entrado no decorrer do primeiro tempo, dando um passe que deixou Fagner em ótimas condições pelo lado direito. O lateral cruzou por baixo para trás e Paulinho apareceu para finalizar no canto alto esquerdo para marcar o segundo.
Aos 46', o Timão quase marcou o terceiro, com Renato Augusto cruzando pelo lado direito e Mosquito, desequilibrado, finalizando na trave.
Um minuto depois, Willian deu um passe primoroso para Mosquito, que nas segunda chance em 60 segundos não desperdiçou, dando um toquinho por cobertura e anotando o terceiro do Timão.
TESTE DE VELOCIDADE
E não é serviço de internet. Mas ainda no intervalo, Vítor Pereira manteve o atacante Adson em campo fazendo aquecimento. O camisa 28 entrou no lugar de Mosquito, um dos destaques da etapa inicial, no intuito do treinador português testar dois atletas mais novos e de alta velocidade nas pontas.
E DEU CERTO
E se Mosquito voou em campo no primeiro tempo, Adson manteve o bom nível na segunda etapa, e ainda deixou a sua marca. E novamente na trama Cantillo e Fagner. Passe do colombiano pelo meio, achando o lateral livre do lado direito, que serviu Adson para finalizar no canto direito da meta adversária. No primeiro momento, o auxiliar Anderson José de Moraes Coelho deu impedimento, mas após consulta do VAR o árbitro Luiz Flávio de Oliveira confirmou o gol.
MUDANÇA DE ESQUEMA
Com o resultado garantido, o técnico Vítor Pereira tirou o lateral-esquerdo Lucas Piton aos 31 minutos do segundo tempo e colocou o meia-atacante Gustavo Mantuan no luga. Foram cerca de cinco minutos de mais testes, o mais curioso com o Timão com uma linha de três defensores, com o lateral-direito Fagner jogando como zagueiro pelo lado esquerdo.
EM CIMA DA LINHA
E o 'zagueiro' Fagner ainda conseguiu salvar o gol de honra da Ponte Preta em cima da linha, após Pedro Junior ir para cima da marcação, invadir a área e passar até pelo goleiro Cássio, mas finalizar em cima do camisa 23.
EXPULSÃO COM O VAR
Aos 43 minutos do segundo tempo a Ponte ainda conseguiu ter um jogador expulso, o lateral-direito Kevin, após entrada forte em Willian. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira precisou do VAR para confirmar o autor da falta, que não tinha amarelo e foi expulso direto.
PRA FECHAR O CAIXÃO
Literalmente no último minuto de jogo, o Corinthians anotou o quinto gol. Adson, pelo lado direito, coloca Gustavo Mantuan em ótimas condições para bater cruzado e fazer o primeiro gol dele desde a lesão que sofreu em outubro de 2020 e o tirou quase um ano nos gramados.
O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira para disputar o tradicional Dérbi contra o Palmeiras, às 20h30, no Allianz Parque. O clássico é válido pela quarta rodada - foi adiado pela presença do Alviverde no Mundial de Clubes.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 5 X 0 PONTE PRETA
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e hora: 12 de março 2022, às 18h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Anderson José de Moraes Coelho
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho
Público e renda:
Cartões amarelos: Du Queiroz, Fagner e Róger Guedes (Corinthians); Wesley, Léo Naldi, Moisés Ribeiro, Pedro Júnior, João Pedro, Matheus Anhos (Ponte Preta)
Cartões vermelhos: Kevin
Gols: 1-0 Renato Augusto (14'/1T); 2-0 Paulinho (43'/1T); 3-0 Gustavo Mosquito (47'/1T); 4-0 Adson (16'/2T); 5-0 Gustavo Mantuan (50'/2T)
CORINTHIANS:
Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Mantuan, 31'/2T); Du Queiroz (Cantillo, 28'/1T); Gustavo Mosquito, Paulinho, Renato Augusto (Giuliano, 21'/2T) e Willian; Róger Guedes (Jô, 21'/2T). Técnico: Vítor Pereira.
PONTE PRETA:
Ygor; Kevin, Thiago Oliveira, Fabrício e Jean Carlos; Léo Santos (Moisés Ribeiro, 31'/2T), Wesley (João Pedro, intervalo), Léo Naldi, Matheys Anjos (Thalles, 28'2T) e Fessin (Pedro Júnior, intervalo); Ribamar (Josiel 31'/2T). Técnico: Hélio dos Anjos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias