Destaque do Corinthians no segundo semestre do ano passado, o meia Rodriguinho manteve o ritmo e hoje é protagonista da equipe campeã paulista e agora classificada à segunda fase da Copa Sul-Americana. Os números do camisa 26 na temporada explicam a condição de personagem principal: ele tem oito gols marcados e três assistências realizadas em 26 partidas oficiais. Dos 32 gols marcados na temporada, o meia participou diretamente de 11, um aproveitamento de 34,3%. Em resumo: Rodriguinho esteve em quase um terço dos gols do Timão em 2017, contribuindo com passes ou finalizações.
O gol marcado na vitória por 2 a 1 diante da Universidad de Chile, pela volta da primeira fase da Sul-Americana rendeu a Rodriguinho a condição de maior artilheiro do Corinthians na temporada, com oito gols, um a mais que o atacante Jô. A curiosidade dos números é que todos os gols marcados pelo meia foram em duelos mata-mata, contra Caldense, Luverdense, Universidad de Chile (duas vezes), Botafogo-SP, São Paulo e Ponte Preta (duas vezes).
- Isso é confiança, ritmo de jogo, sequência de jogos, indo bem a cada partida, melhorando, evoluindo alguns fundamentos e tentando ajudar meus companheiros. Não quero ser protagonista, quero que o time todo esteja bem, porque coletiva bem nos tornamos um time muito forte - disse, à Fox Sports, o meia do Corinthians, logo após a classificação na Sul-Americana.
Os oito gols marcados nesta temporada já colocam Rodriguinho bem próximo do rendimento que teve em 2016, quando anotou dez gols. A diferença é que neste ano ele jogou só 22 partidas, e no ano passado foram 52. Com Fábio Carille no comando, é notável a evolução do futebol do camisa 26.