As peças mudam, mas o modelo de jogo permanece. O mantra do técnico Fábio Carille será novamente colocado em prática neste sábado, quando o Corinthians enfrenta o Sport às 19h, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ao contrário do habitual, o Timão entrará em campo com dois atacantes ocupando as pontas, e não um atacante e um meia. Em vez de Giovanni Augusto, que definitivamente perdeu espaço, Clayson permanece na equipe e Romero volta de lesão após dois jogos como titular.
A mudança ocasionará em poucas variações no estilo de jogo do Corinthians. Apesar de ser um atacante agudo e com o recurso do drible, Clayson também tem facilidade para flutuar e organizar o jogo por dentro e fará o papel de meia na ponta do esquema tático 4-2-3-1. A única indefinição de Carille está justamente em qual lado atuarão Clayson e Romero - o treinador definirá sua opção após avaliar as peças que serão utilizadas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo na escalação do Sport.
'O Sport me traz boas lembranças, pois foi uma grande vitória da Ponte por 4 a 0, em que pude fazer dois gols. Seria excelente poder repetir o feito da estreia no Brasileirão, agora com a camisa do Corinthians', relatou o atacante Clayson, em entrevista ao LANCE!
Seja como for, uma das preocupações do Corinthians é a marcação pelo lado esquerdo da defesa, pois o Sport conta com os velozes e eficientes Samuel Xavier e Everton Felipe na direita do ataque. Para controlar os avanços, o ponta que jogar pela esquerda terá mais responsabilidade defensiva, enquanto o outro será responsável pela organização por dentro.
O Corinthians deverá entrar em campo com a seguinte escalação: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Clayson, Rodriguinho e Romero; Jô. A ordem dos pontas está indefinida e são sete desfalques para a 19ª rodada do Brasileirão: Pablo, Vilson, Moisés, Mantuan, Marquinhos Gabriel, Jadson e Marciel. O Timão ainda joga com quatro pendurados, que são Balbuena, Cássio, Jô e Gabriel.
Romero foi desfalque nas partidas contra Flamengo e Atlético-MG e retorna neste sábado. O último gol do maior artilheiro da história da Arena Corinthians foi marcado em 11 de junho, na vitória por 3 a 2 contra o São Paulo. O paraguaio soma cinco gols e três assistências nesta temporada.
Clayson concedeu entrevista recente ao LANCE! e vai para o jogo contra o Sport como detentor de uma marca especial: ele marcou dois gols nesta mesma equipe na primeira rodada do Brasileirão, quando ainda defendia a Ponte Preta.