Em partida repleta de oportunidades de gols e emoções, Internacional e Corinthians empataram em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. Romero abriu o placar para os visitantes mas minutos depois Rodrigo Dourado igualou o marcador. A vaga será decida na próxima quarta-feira, na Arena do Timão.
Já que o tema "DVD" sempre vem à tona quando os clubes se enfrentam, imaginemos que a partida desta noite foi um filme. O gênero, porém, é difícil de classificar. Na maior parte dos 90 minutos tivemos cenas de ação, momentos de adrenalina, fugas, perseguições... Só no primeiro tempo foram dez chances de gol dos donos da casa, o que dá noção do ritmo eletrizante desta longa-metragem - e da superioridade do Inter na primeira etapa.
Também teve drama de ambos os lados. Os colorados sofreram com a falta de pontaria e do excesso de cruzamentos sem direção. Já os alvinegros viveram momentos de terror com as dificuldades na criação e nos inúmeros erros de passe. Sem Jadson e Jô, a equipe de Fabio Carille teve dificuldades para reter a bola e, apesar de boas oportunidades em finalizações de Romero e Maycon, só conseguiu equilibrar o duelo depois do intervalo.
Percebendo que Marquinhos Gabriel estava apagado e dando espaço às costas, o técnico Fabio Carille mexeu no posicionamento do Corinthians, que voltou melhor no segundo tempo. O gol, após passe de Clayton e cruzamento perfeito de Guilherme Arana, aos sete minutos, dava a impressão de que o Timão viveria uma comédia com final feliz no Rio Grande do Sul. Mas era muito cedo para o clímax e todo bom filme tem suas reviravoltas...
Três minutos depois, o zagueiro Pablo, que vinha tendo grade atuação, ficou parado, apenas observando Rodrigo Dourado se antecipar e cabecear para as redes, empatando a partida.
Antes aberto, lá e cá, como numa trama de velho oeste, o jogo ficou mais estudado, com ares de suspense. Os goleiros Marcelo Lomba e Cássio trataram de operar milagres e aumentar a tensão dos espectadores.
Apostando em um final clichê, os técnicos apostaram em heróis prováveis. Carille chamou Giovanni Augusto, e minutos depois Antonio Carlos recorreu a Valdívia. Os meias, que estiveram perto de serem trocados no início do mês, até participaram de bons lances, mas não conseguiram o protagonismo. O corintiano ainda teve de deixar o campo minutos depois por conta de lesão.
Embora emocionante até o fim, o embate terminou empatado, mantendo a tensão para as cenas finais, na próxima semana, em Itaquera. Só lá saberemos quem serão os mocinhos, vilões e o classificado às oitavas de final da Copa do Brasil.
Antes, porém, Corinthians e Inter têm partidas decisivas pelos campeonatos estaduais, contra São Paulo e Caxias, respectivamente.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 1 CORINTHIANS
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: Cuesta e Carlinhos (INT) / Fagner, Guilherme Arana e Maycon (COR)
Gols: Romero (7'/2ºT, 0-1) e Rodrigo Dourado (11'/2ºT, 1-1)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba, Willian, Léo Ortiz, Víctor Cuesta, Carlinhos; Rodrigo Dourado, Edenilson (Gutiérrez 38'/2ºT), Uendel, D'Alessandro; Nico López (Valdívia 28'/2ºT) e Brenner (Carlos 24'/2ºT). Técnico: Antonio Carlos Zago.
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon (Camacho 45'/2ºT), Rodriguinho, Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto 19'/2ºT – Léo Jabá 36'/2ºT)) e Romero; Clayton. Técnico: Fabio Carille.