Peça importantíssima no esquema tático montado pelo técnico Fábio Carille no Corinthians, o meia-atacante Pedrinho vive grande fase na carreira. Além de ser o camisa 10 e um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-23 que se prepara para a disputa do Pré-Olímpico, em janeiro, o jogador tem se tornado vital para o Timão. Afinal, sem ele em campo em 2019, o Alvinegro tem aproveitamento de apenas 38,8% dos pontos disputados.
Disputando o título da Copa Sul-Americana e brigando no grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, o Corinthians fez 52 jogos oficiais nesta temporada. Em 12 deles, Pedrinho foi baixa. Seja por opção técnica, lesão, suspensão ou alguma convocação para defender a Amarelinha, o meia-atacante faz falta quando não está em campo. Ao todo, nessas partidas sem o cria da base, o Timão tem três vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Já quando o dono da camisa 38 do Corinthians joga, o rendimento da equipe sobe consideravelmente. Pedrinho tem 40 jogos pelo Timão nesta temporada, com 20 vitórias, 14 empates e apenas seis derrotas, o que garante 61,66% de aproveitamento dos pontos disputados.
TABELA
> Confira a classificação completa do Campeonato Brasileiro
Além do aproveitamento baixo dos pontos, o sistema ofensivo também cai de produção sem o jovem jogador em campo. Quando Pedrinho veste a camisa do Corinthians, a equipe registra média de 1,22 gols por partida - número que ainda está longe de ser o ideal. Pior ainda sem ele, quando a média cai para 0,83 gols marcados por jogo.
Depois de desfalcar o Corinthians contra o Ceará, partida que acabou empatada, em 2 a 2, Pedrinho deve retornar aos treinos no CT Joaquim Grava nos próximos dias. O meia-atacante é reforço para o duelo do próximo domingo, contra o Fluminense, no Mané Garrincha.
Na quarta colocação do Campeonato Brasileiro e agora com sete pontos de diferença para o líder Flamengo, o Corinthians tenta correr atrás do prejuízo e seguir na cola dos primeiros colocados. No encerramento do primeiro turno, o Timão tenta derrotar o Tricolor das Laranjeiras e, para isso, conta com o retorno de seu pupilo após um período de jogos e treinos com a Seleção.