O esquema sem centroavante voltou a dar certo no Corinthians após a parada da Copa do Mundo, mas foi ineficaz contra o Colo-Colo. Sem reter a bola no ataque, o Timão foi dominado e "saiu no lucro" com a derrota por 1 a 0 no Chile, pela ida das oitavas de final da Libertadores.
Embora a posse de bola tenha ficado equilibrado, com 55% para o Colo-Colo, o Corinthians não conseguiu trabalhar perto da área adversária. Muito porque Jadson esteve em uma noite pouco inspirada.
Além da criação ter deixado a desejar, outro fator influenciou para a derrota corintiana: a falta de experiência na Libertadores. Da equipe titular, Danilo Avelar, Pedro Henrique e Douglas estrearam no torneio. Ainda entraram Léo Santos e Carlos Augusto, também estreantes. A outra substituição foi Emerson Sheik, herói da conquista em 2012.
O Corinthians caiu na pilha do Colo-Colo e teve Gabriel expulso. Douglas também mostrou irritação com os adversários, não fez uma boa partida e recebeu amarelo. Foi Douglas, inclusive, que perdeu a bola que original o gol da equipe chilena.
Avelar e Pedro Henrique também não foram bem no lance do gol. O lateral-esquerdo viu Oprazo receber livre e cruzar, enquanto o zagueiro perdeu no corpo para Paredes dentro da área. Faltou malícia.
Agora, o técnico Osmar Loss tem três semanas para ajustar os erros e decidir a melhor formação para o duelo de volta, no dia 29 de agosto. Até lá, o Corinthians encara a maratona de jogos no meio e fim de semana pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil.